O Kiabi Village é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.
Com um projeto que ultrapassa o que geralmente uma loja costuma oferecer, a varejista de moda francesa tem no espaço inaugurado em Lezennes, no norte da França, um campo de testes para novas ideias e tecnologias.
Além das coleções tradicionais da Kiabi, a loja-conceito traz corners com peças de revenda (second hand), produtos Kiabi Home e espaços especiais para crianças, como uma mini-cidade e uma creche. O objetivo é facilitar a vida das famílias reunindo tudo o que precisam em um único local.
“O Kiabi Village representa uma inovação significativa no varejo. O espaço foi concebido como um campo de testes para novas ideias e tecnologias, incluindo etiquetas RFID, serviços personalizados e produtos de segunda mão. Ao situar esta loja experimental no coração de sua sede, a Kiabi garante uma conexão direta entre suas equipes e clientes, permitindo melhoria com feedback contínuo. A loja também apresenta elementos exclusivos como espaços para criadores locais mostrarem seus produtos e praça de alimentação. Esta abordagem inovadora não só melhora a experiência de compra, mas também posiciona a Kiabi como líder em soluções com foco no cliente e varejo consciente”, revela o relatório do Grupo Ebeltoft.
“Esta abordagem inovadora não só melhora a experiência de compra, mas também posiciona a Kiabi como líder em soluções com foco no cliente e varejo consciente”
Por que é inovador?
- Mais que uma loja, um espaço de convivência
A tradicional loja de moda oferece uma creche, uma mercearia e uma mini-cidade, entre outras coisas. Existe até um lugar dedicado a oficinas sobre diversos temas (paternidade, nutrição, etc.).
- Sede e loja combinadas
Estar localizado perto de seus clientes permite melhor compreensão de suas necessidades e expectativas. Os colaboradores conseguem adaptar o sortimento, melhorar a experiência de compra e monitorar o impacto em tempo real.
- ESG no centro do projeto
A loja não é apenas projetada para minimizar a necessidade de iluminação, os materiais isolantes são de origem biológica e abundantemente aproveitado ao lado de 5.500 m2 de áreas e telhados verdes. Além disso, o aspecto comunitário é enfatizado através de aulas, artesãos convidados e a praça de alimentação.
Imagens: Divulgação Ebeltoft