A divisão Brasil da Arcos Dorados, operadora do McDonald’s na América Latina e Caribe, acaba de aderir ao Movimento Mulher 360, que tem como objetivos contribuir com o empoderamento econômico da mulher. A meta é alcançar 30% de mulheres e de pessoas negras em cargos de alta liderança até 2025 ou 50% até 2030, por meio das mais de 100 empresas associadas.
No final de 2024, a Arcos Dorados alcançou a marca de 53% dos cargos de liderança ocupados por mulheres em seus escritórios e restaurantes. No mesmo período, 57% das promoções a posições de liderança também foram conquistadas por mulheres, o que representou um avanço de 7 pontos porcentuais em relação a 2023.
Desde 2018, a Arcos Dorados conta com o Comitê de Diversidade & Inclusão que promove políticas e processos de equidade salarial, programas de letramento, mentorias e desenvolvimento de colaboradores e lideranças, e revisão de processos de recrutamento e promoção.
A companhia acredita que, além de avançar em suas próprias políticas, ao aderir ao Movimento Mulher 360 ela reafirma sua disposição em colaborar com o avanço do mercado de trabalho e da sociedade como um todo.
Reitora da universidade corporativa do McDonald’s
A atual reitora da Universidade Corporativa do McDonald’s, Josane Julião, cresceu dentro da companhia. Ela ingressou na empresa aos 16 anos, como atendente em um restaurante em São Paulo. Pouco antes de completar 18 anos, se tornou mãe. “Já naquela época, fui beneficiada com acompanhamento pré-natal de qualidade, escala flexível de trabalho e nunca fui excluída de promoções internas”, afirma.
Josane Julião seguiu carreira na área de Operações, passando por diferentes cargos até ocupar a função de Coordenadora de Marketing. Em 2011, entrou na equipe da Hamburger University, passando por posições como coordenadora acadêmica e gerente da universidade. Em 2021, tornou-se reitora.
“É necessário se preparar, estudar, trabalhar em equipe, aprender com os pares e com os feedbacks. É um orgulho enorme, mas também uma grande responsabilidade, estar à frente da universidade corporativa do McDonald’s, uma referência, que tem justamente como missão ser o polo de cultura organizacional da Arcos Dorados, oferecendo um processo contínuo de formação à cadeia de valor e transformando conhecimento em resultados para o negócio”, afirma Josane.
Imagem: Divulgação