Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Saúde, beleza e bem-estar criam tríade virtuosa no varejo atual

Momentum nº 1.110

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
10 de março de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
Saúde, beleza e bem-estar criam tríade virtuosa no varejo atual

A pandemia só ajudou a alavancar o crescimento relevante da tríade saúde, beleza e bem-estar, que já mostrava tendencia anterior de expansão pela combinação do processo de envelhecimento da população e da maior atenção e preocupação dos consumidores com as questões ligadas a esses temas.

Os diferentes segmentos industriais envolvidos, de medicamentos, saúde, beleza, cuidados pessoais e bem-estar, capturaram essas tendências e ampliaram os investimentos em novos negócios, canais, produtos, comunicação e promoções. Além de aumentarem as alternativas de acesso direto aos consumidores por diferentes estratégias que também envolvem programas de relacionamento direto com benefícios de descontos.

Os diferentes segmentos de varejo envolvendo farmácias, drogarias, cosméticos, perfumaria, redes especializadas e mais supermercados, conveniência, magazines e o e-commerce aceleraram o aumento do número de unidades, a oferta de produtos e marcas e a expansão de negócios, aproveitando o vento forte a favor.

Da mesma forma que as franquias e redes de negócios também aceleraram expansão e integração de novos parceiros nas duas frentes: como franqueados ou associados às redes existentes.

No setor de farmácias e drogarias, o Brasil tem perto de 95 mil unidades – um dos mais pulverizados – e em expansão acelerada das maiores redes que operam no País. Mas também pelo crescimento dos independentes e associados a redes de negócios. É o setor mais desenvolvido dentro do conceito de Centrais de Negócios, agregando operadores independentes integrados com centrais de compras, logística, promoção, gestão e serviços.

O conjunto de farmácias integradas em Redes de Negócios representa 16,4% do total do faturamento do setor segundo a Federação das Redes Associadas de Farmácias (Febrafar).  As 29 principais e maiores redes de farmácias do país associadas à Abrafarma representam 46% do total das vendas do setor.

No setor de franquias, Saúde, Beleza e Bem-estar é o setor com maior número de unidades, representando mais de 28% do total de unidades franqueadas de todos os negócios no Brasil.

Da mesma forma, o e-commerce envolvendo essas categorias de produtos tem apresentado crescimento significativo, com forte aumento de tráfego sobre o ano anterior e muito acima da média de outros setores, favorecido pelo aumento da demanda local e pela oferta de alternativas e operadores, segundo dados da Nuvemshop.

Grupos como Boticário, com seus diversos negócios, marcas, canais, lojas, conceitos e as mais de 4 mil lojas. Natura com a força de sua venda direta e mais lojas e comércio eletrônico.

No setor de farmácias, RD com mais de 3000 unidades e crescente oferta de marcas próprias e serviços.  Pague Menos com perto de 1.700 farmácias e precursora na ampliação de serviços e outras categorias em suas unidades. São alguns exemplos do dinamismo que vivem esses setores, que inclui também Pacheco, São João, Nissei, Panvel, Drogaria São Paulo e Araújo.

Destaque-se que nenhum grupo internacional conseguiu atuar de forma relevante nesse segmento por conta de todas as suas peculiaridades e características operacionais e apesar do vigor e potencial desse mercado.

Mas também inclui operadores com modelos particulares de atuação, como Polishop, especialmente forte nessas categorias e redes globais na área de cosméticos, como MAC e Sephora, que têm participado de forma relevante e com bom desempenho.

É preciso lembrar que a fragmentação existente nesses setores é indutora de um nível de informalidade elevado, não mensurado, por conta do ainda baixo nível de concentração no mercado e a multiplicação de operadores locais e globais no e-commerce.

Uma guerra sem armistício

Existe uma guerra permanente envolvendo os setores de saúde e medicamentos, com os supermercados querendo ampliar sua oferta de categorias e produtos em suas lojas e o setor farmacêutico, representado por farmácias e a indústria fornecedora, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) bloqueando essa possibilidade.

Do lado dos supermercados, o argumento fundamental é que isso contribuiria para a redução dos preços ao consumidor e o evidente interesse em uma participação maior nesses segmentos, com todo esse potencial de expansão e rentabilidade média superior àquela obtida nas categorias tradicionais do setor.

Do lado das farmacêuticas – indústria e varejo – a defesa de um setor com significativo crescimento recente, boa rentabilidade, preços controlados – com seus aspectos positivos e negativos – e a certeza de continuidade da tendência. E apesar de toda a regulamentação própria para operar.

Mas muitos elementos conspiram a favor da continuidade do crescimento dessa tríade no contexto dos negócios do varejo no Brasil e por essa razão mais operadores, de diferentes segmentos, têm avançado onde é possível para incluir essas categorias de produtos e serviços agregados em sua oferta, como as lojas de modas, esportes, atividades físicas e mesmo no que é possível nos setores de supermercados, conveniência e atacarejo.
Ao mesmo tempo que farmácias também avançam nas frentes de marcas próprias e aumento da oferta de serviços em seus negócios.

A expansão do processo de envelhecimento da população com aumento da idade média, a crescente preocupação com saúde, beleza, cuidados pessoais e bem-estar das novas gerações sensibilizadas cada vez mais com esses temas são e serão os indutores principais desse crescimento. Além do aumento da oferta de novos modelos de negócios, conceitos, marcas, categorias e produtos que asseguram que os números recentes de desempenho tenderão a continuar evoluindo muito acima da média dos demais setores do varejo físico e digital.
E neste caso descrevemos uma certeza, mais do que uma aposta, que é garantida pela estatística.

Notas

  • No dia 03 de abril, teremos o Digitail,organizado pela Gouvêa Experience com apoio de Gouvêa Consulting. Um evento focado no setor de e-commerce, trazendo uma ampla e profunda discussão do momento e tendências e perspectivas desse setor no mundo e no Brasil. Conheça mais por aqui.
  • De 14 a 22 de maio estaremos em Missão Técnica organizada por Gouvêa Foodservice participando do NRA Show, em Chicago, o mais importante evento global do setor, com a delegação integrada com IFB e IDV. Mais informações podem ser acessadas por aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Novo shopping de Santa Catarina vai unir varejo de luxo e centro de vivências

Próxima Postagem

Minha Quitandinha planeja abrir mais 300 lojas em 2025 e mira expansão internacional

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair
Varejo

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro
Supermercados

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar
Economia

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil
Economia

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Minha Quitandinha planeja abrir mais 300 lojas em 2025 e mira expansão internacional

Minha Quitandinha planeja abrir mais 300 lojas em 2025 e mira expansão internacional

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

iFood realiza campanha na Times Square para celebrar marca de 120 mi de pedidos mensais

iFood realiza campanha na Times Square para celebrar marca de 120 mi de pedidos mensais

14 de maio de 2025
Nintendo é notificada pelo Procon-SP por mudança unilateral nos termos de uso

Nintendo é notificada pelo Procon-SP por mudança unilateral nos termos de uso

14 de maio de 2025
Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

14 de maio de 2025
Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

14 de maio de 2025
Serviços crescem 0,3% em março, na segunda alta seguida

Serviços crescem 0,3% em março, na segunda alta seguida

14 de maio de 2025
Meu INSS envia alerta sobre descontos ilegais na aposentadoria; saiba como verificar

Meu INSS envia alerta sobre descontos ilegais na aposentadoria; saiba como verificar

14 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.