A Intel anunciou na segunda-feira, 14, que está vendendo a maior parte de sua divisão de chips Altera para a investidora de tecnologia Silver Lake, em um acordo avaliado em US$ 8,75 bilhões.
A Silver Lake ficará com 51% da Altera, que a Intel havia adquirido em 2015 por US$ 16,7 bilhões, em uma tentativa de expandir seus negócios para mercados de chips voltados para dispositivos sem fio, automóveis e outros produtos. Na época, foi o maior acordo da história da Intel Corp.
No início deste ano, a Intel transformou a Altera em uma empresa independente. A aquisição da Altera pela Silver Lake deve ser concluída na segunda metade deste ano.
“O anúncio de hoje reflete nosso compromisso em focar nossas prioridades, reduzir nossa estrutura de custos e fortalecer nosso balanço patrimonial”, disse o CEO da Intel, Lip-Bu Tan. “Estamos ansiosos para a parceria com a Silver Lake após o fechamento da transação, já que a expertise deles na indústria ajudará a acelerar os esforços da Altera e a desbloquear mais valor econômico para a Intel.”
Lip-Bu Tan assumiu o cargo de CEO da Intel há apenas um mês.
A Intel também anunciou que Raghib Hussain substituirá Sandra Rivera como CEO da Altera, com posse efetiva no início de maio.
As ações da empresa fecharam em alta na segunda-feira. O setor de tecnologia como um todo também foi impulsionado no dia, após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar na sexta-feira, 11, que estava isentando smartphones, computadores e alguns outros eletrônicos de parte de suas tarifas rigorosas.
No domingo, 13, Trump minimizou a importância dessas isenções, que reduzem, mas não eliminam, os efeitos das tarifas dos EUA sobre a importação de dispositivos populares e seus componentes principais.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock