A empresa de tecnologia 99, mais conhecida pelo aplicativo de mobilidade urbana, anuncia a volta do serviço de delivery 99Food ao Brasil. O serviço chegou a ficar disponível do País entre 2019 e 2023. O 99Food começará a ser disponibilizado para consumidores, restaurantes e entregadores em meados deste ano.
A iniciativa faz parte do investimento de R$ 1 bilhão da empresa no Brasil e da jornada tornar a empresa um super app. Segundo a empresa, o valor impulsionará o crescimento do ecossistema da 99, incluindo mobilidade urbana, serviços de entrega, soluções financeiras via 99Pay e, agora, entrega de comida.
“Este investimento reflete nosso compromisso de longo prazo com o Brasil”, declara Stephen Zhu, head global da DiDi’s International Business Group, empresa controladora da 99. “Estamos reunindo toda a experiência que acumulamos nos 14 países em que operamos com milhões de corridas e entregas todos os dias para oferecer aos brasileiros preços acessíveis, melhores opções e uma experiência de qualidade em todos os nossos serviços. Isso é mais do que entrega de comida, trata-se de moldar o futuro da conveniência do País.”
O anúncio do retorno do serviço de delivery 99Food foi feito em reunião de executivos da 99 com o vice-presidente brasileiro e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. “Ganham os trabalhadores, com novas fontes de renda; ganham os empresários, com mais concorrência para as entregas; e ganha a economia, tanto nos serviços como na indústria, com as perspectivas de crescimento do setor de duas rodas e sua cadeia de suprimentos”, disse o ministro.
A 99 opera em mais de 3.300 cidades, conecta mais de 55 milhões de passageiros com 1,5 milhão de motoristas, motociclistas e entregadores, e tem visto um rápido crescimento em verticais, como o serviço 99Entrega, que cresceu 125% no último ano.
Aumento da concorrência
O anúncio da volta do 99Food ocorre num momento que marca a possível entrada de outra gigante chinesa no mercado de delivery do Brasil, a Meituan. Atualmente, o setor é amplamente dominado pelo iFood, que detém cerca de 80% do setor, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Leonel Paim, vice-presidente da Abrasel-SP, reforça que o setor enxerga com bons olhos a movimentação: “Falta um concorrente à altura do iFood. A entrada de players fortes pode forçar uma atualização do mercado e trazer melhores condições para os restaurantes.”
Imagem: Shutterstock