Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mobilidade nos Pontos Comerciais

Redação de Redação
21 de janeiro de 2014
no Artigos, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 3 minutos

Em meu primeiro artigo, discorri sobre os vetores de crescimento das cidades, delineados pelos modelos de ocupação dos espaços, oferta de equipamentos urbanos e mobilidade, e ainda sobre o surgimento e consolidação dos empreendimentos multiuso como resposta a este novo cenário.

São ingredientes de uma mesma fórmula, permeados pelos hábitos criados pelos consumidores para melhor adaptar seu cotidiano aos resultados desta equação e à realidade de um novo ambiente. E estes novos parâmetros definidos pelo consumidor devem modificar a forma como selecionamos um ponto comercial para uma nova operação.

Concordo, em parte, e explico. A cidade muda, por questões que já citei no início deste artigo, com mais rapidez que nossa percepção e aceitação do que é conveniente para nós como consumidores. Revisitando alguns conceitos que trago em meu livro, intitulado “A Cartilha do Ponto Comercial: como escolher o lugar certo para o sucesso do seu negócio”, publicado em 2004, vejo que muito do que preconizávamos há dez anos permanece válido até hoje.

Obviamente, dados relativos a zoneamento, classificação de vias e utilização de ferramentas de geoprocessamento estão desatualizados, pois em dez anos a tecnologia e os planos diretores que se seguiram mudaram este quadro. Mas tudo aquilo que diz respeito a como o consumidor se comporta quando decide adquirir um bem, seja ele durável ou de conveniência – o que chamamos de natureza da compra -, altera, em parte, os parâmetros necessários para a escolha do ponto, mas a maioria é comum aos dois. Lições sobre exposição regional, posicionamento estratégico em relação à concorrência instalada, visibilidade, identidade visual, sinergia na via do ponto, entre outros temas, permanecem, com pouquíssimas alterações ou talvez nenhuma.

No entanto, um destes quesitos merece atenção redobrada: a importância da área primária. Em algumas operações, como as supermercadistas e outras de proximidade – leia-se comércios de bairro – a área primária formada, com perfil demográfico ajustado (público potencial) é o começo para uma operação de sucesso. Não que esta máxima não valha para operações de compra planejada, mas esta tem uma relação de menor dependência com a área primária. E uma vez na área primária certa, o ponto deve ser, antes de tudo, acessível a este público. Acessibilidade significa, em termos práticos, comodidade para o consumidor e otimização do seu tempo.

Estamos em épocas de mobilidade altamente comprometida. Ao lado de temas como baixa escolaridade, baixos investimentos em infraestrutura e frágeis marcos regulatórios, a mobilidade falha é um dos itens que comprometem a produtividade. Até mesmo o TJ de São Paulo estuda a adoção do home office como “medida de economia do tempo de deslocamento dos servidores e como contribuição para a caótica política de mobilidade da cidade”, palavras do atual presidente do órgão em questão.

A acessibilidade não quer dizer tão somente conseguir acessar o estacionamento ou entrar no estabelecimento. Ela tem sentido mais amplo: quer dizer também acessar e conseguir voltar para a mesma direção de onde se partiu, seja de carro ou de transporte público. Para “testar” a acessibilidade de um ponto, deve-se fazer o percurso – de carro – que o cliente faria para chegar e voltar, das quatro direções, pois a experiência de compra começa aqui, e não somente quando o cliente entra na loja, como muitos ainda imaginam. Vias congestionadas no entorno também comprometem a acessibilidade. No caso do transporte público, considera-se que há oferta próxima quando o terminal estiver dentro de um raio de 500, 600m do ponto.

Em minhas próximas colunas, trarei novos temas relacionados à análise da qualidade de um ponto comercial.

Mônica Barboza Paes de Barros ([email protected]), diretora de Real Estate da BG&H.

Postagem anterior

O caminho do sucesso mobile

Próxima Postagem

Primeira “vending machine” de cupcakes da América Latina

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Próxima Postagem

Primeira “vending machine” de cupcakes da América Latina

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.