A Tesla vendeu pouco mais de 58 mil veículos na China em abril, uma queda de 6,0% em relação ao ano anterior e 26% a menos que em março, o que marca o quarto mês seguido de queda na comparação anual e mensal, de acordo com dados da China Passenger Car Association (CPCA) divulgados nesta quarta-feira, 7. A montadora norte-americana tem enfrentando uma concorrência cada vez maior de suas rivais chinesas, o que faz a fabricante de automóveis do CEO Elon Musk perder participação de mercado.
A BYD liderou as vendas com um recorde de 372.615 unidades entregues, seguida pela Geely Automobile com 125.563 entregas.
A CPCA estimou que as vendas de carros elétricos e híbridos de passageiros aumentaram 42% em relação ao ano anterior, para cerca de 1,14 milhão de unidades em abril.
Queda no 1° trimestre
A Tesla viu seu lucro despencar no primeiro trimestre de 2025, com resultado líquido de US$ 934 milhões, uma queda de 39% na comparação anual. O lucro ajustado por ação foi de US$ 0,27, abaixo da expectativa do mercado, que era de US$ 0,41. A receita total recuou para US$ 19,3 bilhões, uma queda de 9% ante igual período de 2024, pressionada principalmente pela queda de 20% nas vendas automotivas, seu principal negócio.
“A incerteza nos mercados automotivo e de energia continua aumentando à medida que a política comercial em rápida evolução impacta negativamente a cadeia de suprimentos global e a estrutura de custos da Tesla e de nossos pares”, diz a empresa em seu balanço.
O lucro diluído atribuído aos acionistas detentores de ações ordinárias, pelo padrão US GAAP, caiu 71%, a US$ 409 milhões.
Apesar do tombo no lucro, a empresa mostrou sinais positivos na operação: o fluxo de caixa livre cresceu 126%, atingindo US$ 664 milhões, impulsionado pela forte geração de caixa das operações (alta de 791% no ano). O caixa total também subiu, somando US$ 36,9 bilhões, um crescimento de 38%. Os investimentos (Capex) caíram 46%, para US$ 1,49 bilhão.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
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