No chamado supermercado do futuro, tecnologias voltadas à automação e personalização prometem transformar a experiência de compra. Entre as soluções, estão prateleiras que indicam a localização dos produtos, balanças que reconhecem automaticamente frutas e verduras sem a necessidade de códigos, e sistemas que permitem ao varejista ajustar preços de forma automatizada. Esse cenário já começa a se tornar realidade.
Na Apas Show deste ano, a Selbetti apresentou suas soluções no “Supermercado do Futuro”, com tecnologias que visam otimizar as operações no varejo e tornar a experiência do consumidor mais autônoma e personalizada.
O Sommelier Digital foi uma das tecnologias apresentadas pela empresa. A solução, que já está em operação em uma loja do Muffato, permite que consumidores ou varejistas busquem por vinhos ou espumantes em um totem. O sistema identifica a localização do produto na loja, e as etiquetas eletrônicas — outra tecnologia da Selbetti — emitem um sinal sonoro para facilitar a localização na prateleira.
“É uma aplicação totalmente customizada. Não é algo ao qual os consumidores precisem se adaptar. Como somos desenvolvedores de software, criamos soluções de acordo com a necessidade de cada cliente, adaptando-as ao perfil específico de cada um”, afirma o head da unidade de negócios de Retail Experience da Selbetti, Paulo Moratore. Ele acrescenta que a empresa estuda aprimorar a solução: a ideia é substituir o sinal sonoro por uma luz que se acende na prateleira do produto após a busca no totem, tornando a localização mais intuitiva.

Já utilizadas em empreendimentos como a nova loja-conceito das Casas Bahia, as etiquetas eletrônicas da Pricefy by Selbetti permitem ao varejista alterar os preços nas prateleiras em poucos segundos, automatizando um processo que, manualmente, levaria mais tempo. “Por meio de um comando, que é feito pela integração do ERP do cliente com a nossa solução, você realiza a troca de preços automaticamente, sem a necessidade de ficar imprimindo etiquetas de papel”, explica.
Com o uso de Inteligência Artificial (IA), o Digital Synergy 4.0, da Selbetti, tem a capacidade de direcionar promoções para públicos específicos, com base em gênero e faixa etária. “Por exemplo, se for uma mulher, pode estar divulgando um perfume; se for um homem, uma cerveja, e assim por diante. Então, é a IA trabalhando para direcionar ainda mais essa parte no PDV [ponto de venda]”, acrescenta Moratore.
A balança com IA também foi uma das soluções apresentadas na feira — uma tecnologia que busca tornar a experiência do consumidor no supermercado mais autônoma e eficiente. Equipada com uma câmera e operando com sistema Android, a balança identifica o produto colocado sobre ela, realiza a pesagem e imprime a etiqueta com o preço.
Imagens: Divulgação