Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Embora esteja nos primeiros dias de operação, o sistema já passa por aprimoramentos com base no feedback dos usuários

A Água Doce Sabores do Brasil adotou tecnologia para tornar o atendimento mais humanizado e facilitar as escolhas dos clientes nos 80 restaurantes da rede espalhados por diferentes estados. Desde abril, os visitantes das unidades da franquia podem contar com o Garçom Virtual, sistema de atendimento baseado em Inteligência Artificial (IA) acionado via WhatsApp.

A ferramenta está integrada ao novo cardápio da Água Doce, que agora conta com QR codes interativos nas mesas. Ao escaneá-los, o cliente é direcionado a uma conversa com o Garçom Virtual, que responde automaticamente pelo aplicativo. Desenvolvido com tecnologia da OpenAI e treinado com base nos conteúdos e valores da marca, o assistente oferece uma experiência humanizada e eficiente, buscando tornar a jornada do consumidor mais simples e ágil.

“Nosso objetivo é unir a tradição da boa comida brasileira com o que há de mais avançado em tecnologia, oferecendo uma experiência fluida e personalizada aos nossos clientes”, afirma Julio Bertolucci, diretor da Água Doce. Além de oferecer sugestões de pratos, tirar dúvidas e fornecer informações sobre ingredientes, alergênicos e traduções, o Garçom Virtual também compreende áudios em português, inglês e espanhol, ampliando a acessibilidade do atendimento para públicos diversos, inclusive turistas.

Embora esteja nos primeiros dias de operação, o sistema já passa por aprimoramentos com base no feedback dos usuários. A expectativa é melhorar a qualidade das respostas, especialmente em relação a informações sobre a marca. Novas funcionalidades também estão previstas para as próximas atualizações.

Atualmente, o Garçom Virtual não realiza pedidos de delivery, mas fornece o contato da unidade mais próxima para que o consumidor possa finalizar a compra.

“Acreditamos que a IA pode humanizar ainda mais o atendimento, proporcionando agilidade, informação de qualidade e uma conexão mais próxima com o nosso cliente. Isso deve se refletir diretamente na satisfação do nosso público-alvo e, possivelmente, no aumento do tíquete médio nos restaurantes ao longo de 2025. Com esta iniciativa, a Água Doce reafirma seu compromisso com a inovação e mostra que tradição e tecnologia podem, sim, caminhar lado a lado, e com muito sabor”, ressalta Bertolucci.

Imagem: Envato

Redação

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