A Urban Gardeners, pop-up da Kiefl Gartencenter GmbH em Munique (ALE), é um dos cases inovadores apresentados no “Retail Innovations 2025”, vigésima edição do estudo realizado pelo Grupo Ebeltoft, consórcio de consultorias internacionais, que traz as principais inovações do varejo por todo o planeta.
A Kiefl Gartencenter GmbH é um centro de jardinagem familiar na Alemanha, especializado em plantas, materiais de jardinagem, decorações para áreas externas e serviços de paisagismo. A Urban Gardeners foi apresentada como um centro de jardinagem pop-up em Munique, localizado na histórica prefeitura.
A loja atende moradores urbanos com uma variedade de produtos, incluindo plantas em vasos, buquês, mudas de hortaliças e suprimentos de jardinagem, todos projetados para espaços compactos, como varandas de apartamentos.
Ela conta com telas interativas e chatbots com tecnologia de IA que fornecem recomendações personalizadas de plantas, além de um terminal digital “plantfinder” que combina as plantas com condições específicas de iluminação, preferências de cuidado e níveis de experiência.
Os clientes podem usar uma impressora 3D no local para criar vasos personalizados, adicionando um toque criativo às suas compras. O pop-up também inclui uma cafeteria e organiza eventos voltados para a comunidade.
“A Urban Gardeners exemplifica como a inovação no varejo pode tornar a jardinagem mais acessível para moradores urbanos. Ao abordar desafios como espaço limitado e falta de conhecimento em jardinagem, a loja envolve um público mais amplo com soluções personalizadas. Ferramentas com tecnologia de IA e recursos interativos oferecem orientação personalizada, capacitando os clientes a iniciar ou aprimorar sua jornada de jardinagem com facilidade. A inclusão da impressão 3D adiciona um toque único e personalizável, permitindo que os clientes criem vasos que refletem seu estilo. Além de seus produtos e tecnologia, a loja promove a comunidade por meio de workshops e eventos, transformando-a em um vibrante centro social. Localizada em um prédio histórico, ela combina perfeitamente o varejo moderno com o patrimônio cultural, mostrando como a tecnologia, a sustentabilidade e a comunidade podem redefinir o varejo urbano para os moradores da cidade”, afirma o relatório do Grupo Ebeltoft.
“Ao abordar desafios como espaço limitado e falta de conhecimento em jardinagem, a loja envolve um público mais amplo com soluções personalizadas”
Por que é inovador?
Personalização com tecnologia de IA
Chatbots de IA e o “plantfinder” simplificam a seleção de plantas para todos os clientes, especialmente iniciantes, enquanto a impressora 3D aprimora a personalização e a criatividade.
Soluções de jardinagem que respeitam a cidade
A pop-up foca em opções que economizam espaço e exigem pouca manutenção, atendendo às necessidades exclusivas dos jardineiros urbanos, muitas vezes ignorados pelos centros de jardinagem tradicionais.
Varejo moderno em arquitetura histórica
Ao se instalar na histórica prefeitura, o conceito combina o varejo moderno com a arquitetura tradicional, criando um contraste visualmente atraente que chama a atenção e aumenta o tráfego de pedestres.
Imagens: Reprodução