Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O repensar da tecnologia do varejo

Redação de Redação
24 de janeiro de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 2 minutos

De todos os temas apresentados e discutidos na última NRF em Nova York neste início de janeiro, a implantação de novas tecnologias foi um daqueles que marcou por ajudar a desenhar o futuro próximo do varejo.

A amplitude das alternativas para incorporação da tecnologia se destacou com uma visão mais prática e pragmática, focada em melhoria de eficiência e resultados no curto prazo e na promoção de mais experiências na relação entre consumidores, produtos, lojas, marcas, canais e serviços.

Destacou-se a apresentação de soluções já implementadas ou em processo de implantação, que contribuem de forma decisiva para a mudança do negócio.

Muitas soluções apresentadas já trazem métricas com resultados apurados que servem de parâmetro para a avaliação mais efetiva do retorno dos investimentos, aspecto que no passado não ocorria e gerou frustrações pelo desenho de propostas muito ambiciosas e sem nenhuma condição de avaliar desempenho que pudesse suportar uma análise mais fundamentada dos resultados.

O tempo mostrou que a implantação gera contribuições efetivas, seja no aumento das receitas ou na redução de custos operacionais, gerando uma perspectiva muito diversa em relação ao passado.

Na realidade brasileira o próximo passo deveria ser uma discussão mais ampla das alternativas de investimento que pudessem contribuir para uma implantação mais abrangente e rápida dessas soluções pelo seu impacto positivo na melhoria do desempenho do setor.

As diferenças estruturais dos modelos de financiamento para implantação de novas e mais avançadas alternativas tecnológicas no ambiente do varejo entre EUA e Brasil são muito grandes e o seu resultado, assim como em outras áreas de negócios, é um aumento da diferença da eficiência e produtividade possíveis.

Só muito recentemente no Brasil passou-se a dedicar maior atenção ao financiamento da expansão e crescimento do setor varejista, com alguns movimentos através dos bancos oficiais e, principalmente, pela ampliação de alternativas através de investimentos privados de risco, envolvendo abertura de capital e participação de fundos no capital de empresas do setor.
É muito pouco.

O Brasil tem, em muitos aspectos, um varejo de classe mundial por conta da sua capacidade de inovação, flexibilidade e agilidade, mas peca muito quando se trata de alternativas de investimento para expansão, crescimento e internacionalização.

Esse aspecto contribui para que aumente a participação do varejo global no mercado brasileiro, que é sempre positiva para o consumidor e o mercado como um todo, porém gera um ambiente de desigualdade competitiva ao não criar maiores e melhores condições dos empresários e empreendedores nacionais terem maior acesso a alternativas mais amplas e modernas de financiamento para modernização e expansão.

Esse tema merece ser discutido no mais alto nível com uma proposta estratégica para dotar o setor de melhores e maiores condições competitivas, em especial por ser o maior empregador privado do país e que contribua também para desejável exportação e internacionalização do setor.

Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Apple revive os 30 anos do primeiro Macintosh em timeline interativa

Próxima Postagem

Varejo Omnichannel

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem

Varejo Omnichannel

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.