À primeira vista, a loja que entramos não tem nada de especial. É um ambiente agradável com produtos bonitos e vendedores simpáticos. Mas ali ocorre algo diferente que, de certa forma, é o futuro mais próximo que temos de uma experiência de compra digital e virtual.
O momento digital que vivemos aumenta as possibilidades de todas as marcas que querem oferecer uma poderosa e real experiência de compra e serviço ao consumidor.
Uma robô muito simpática como a Rosie, dos Jetsons, vem nos receber junto de uma especialista de vendas, a “vendedora”. A especialista nos ajuda a interagir com a robô que através de perguntas inteligentes nos orienta para qual seção da loja devo ir para encontrar o que preciso. Não encontro o que quero, mas sou convidada a conhecer uma outra realidade, a “realidade virtual”.
Com um cadastro rápido dos meus dados e informações de pagamento, sou logo transportada para Nova Iorque, onde encontro um par de sapatos lindos de uma das minhas marcas favoritas, que não tem loja no Brasil. Já adiciono ao meu carrinho de compras, após analisar cada detalhe do par de calçados e ter todas as informações surgindo bem na minha frente, em telas que surgem e desaparecem no meu campo de visão, a um movimento das minhas mãos, ao estilo “Minority report”.
Agora, decido ir a Paris e compro meus macarons favoritos da Pierre Hermé, após uma volta pelo bairro Marais. Já matei minhas saudades de Paris!
Para finalizar, escolho uma cápsula de café, que foi colhido no interior de Minas Gerais. E, para minha surpresa, estou no meio da fazenda de café, já sentindo o aroma da torrefação e tenho no meu campo de visão o verde e o café sendo colhido. Decido retornar e lá estão a simpática robô, a especialista e o café quentinho me aguardando. Preciso pagar algo ou dar mais alguma informação? Não preciso fazer nada, pois todos meus hábitos e informações dessa compra foram integrados digitalmente e tudo será entregue na minha casa.
E, da próxima vez que retornar a esta loja, não terei que cadastrar meus dados, pois serei identificada graças ao reconhecimento facial, além de receber sugestões de produtos interessantes para o meu perfil e hábitos demonstrados.
Para a maioria das pessoas isso seria uma experiência de compras bem distante, mas, para nós da GS&DIGITAL, experts em integrações e inovações digitais, isso já é uma realidade. Estamos, literalmente, ampliando os metros quadrados, derrubando as paredes de qualquer loja e aumentando a fronteira da experiência de compra através de poderosas ferramentas digitais.
Quer saber mais, entre em contato com a GS&DIGITAL.
*Imagem reprodução