Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os 12 mais importantes aprendizados sobre Inovação e Empreendedorismo em Israel – Parte 2

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
14 de maio de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 6 minutos

Damos continuidade aos próximos seis tópicos que complementam a análise do que foi aprendido na recente viagem de estudos à Israel, promovida pelo Grupo GS&. No Momentum 761 foram publicados os seis primeiros tópicos dessa análise (http://mercadoeconsumo.com.br/2018/05/07/os-12-mais-importantes-aprendizados-sobre-inovacao-e-empreendedorismo-em-israel-parte-1/)

7. A permanente construção do futuro apoiado na História

O histórico de conflitos e a saga da busca pelo território são parte integrante e fundamental da formação da nação que valoriza o que foi conquistado em tanto tempo de lutas e conflitos. Mas também ajudou a criar os elementos fundamentais para integrar o povo israelense ao mundo que contribui diretamente para o “funding” de muitas iniciativas, trazendo recursos para financiar pesquisas e o desenvolvimento de negócios.

As dificuldades históricas, muito distante de debilitar, ajudaram a forjar o caráter e atitude, criando um determinismo que é parte integrante da cultura e se manifesta nas mais diversas áreas, inclusive no ambiente empresarial e profissional.

A História é elemento presente e importante na construção do futuro, visto sempre com uma obra em permanente e rápido desenvolvimento e que cria um pragmatismo e uma resiliência que são outra marca registrada do comportamento da sociedade como um todo.

Vale lembrar aqui o pensamento de um dos líderes políticos do país, Shimon Peres (1923- 2016) segundo o qual Um homem sente-se tão velho quanto a sua idade e tão novo  quanto seus sonhos.

Esse respeito com a História, mesclado com a obsessão para construir o novo se encontram em Israel, gerando uma resposta surpreendente, para não dizer inspiradora, para quem conhece um pouco melhor o país.

8. A consideração e o convívio com a diversidade formam o caráter

A diversidade é parte integrante da realidade desse país. Ela é cultivada, muito mais do que aceita, ainda que, em muitos aspectos, seja contraditória. Nas questões envolvendo diversidade sexual, o papel da mulher, a partir da figura da mãe, é uma forte referência para tudo. A mulher está no exército, tanto quanto o homem, ainda que com pequena diferença de tempo de serviço (para eles 3 anos e para elas 2 anos).

Ela atua profissional e empresarialmente, sem maior distinção.

Mas chama a atenção que o comportamento dos grupos LGBT é significativamente mais discreto do que temos visto em outros países, incluindo o Brasil. Sem nenhum juízo de valor, apenas a constatação.

A diversidade política é outro elemento de forte destaque, com 35 partidos. É uma situação quase similar ao Brasil, com teses e visões muito distintas convivendo com a realidade de mais de 2 milhões de pessoas que se negam, por convicções religiosas, a participar de atividades importantes para a formação do Estado, sobrecarregando o próprio Estado para sua manutenção, já que saúde, segurança e educação são responsabilidades assumidas e garantidas por ele.

Mas essa diversidade é aceita e considerada parte importante do tecido social e da formação do caráter das pessoas, que é trabalhado desde o começo da vida.

A troca de idéias, o debate e a contestação são elementos presentes e estimulados no dia a dia, começando pelos cursos regulares e evoluindo na vida pública e privada, ajudando a criar o modelo mental, contribuindo para a pesquisa, o estudo e o permanente aprendizado.

Aqui também vale recordar o pensamento do mesmo Shimon Peres, para quem É melhor ser controverso pelas razões certas do que popular pelas razões erradas, o que leva a um comportamento coletivo positivamente constestador como princípio.

9. O aprendizado com a experiência dos Kibutzim

Um elemento importante da formação de Israel, e, portanto, determinante na formação de sua realidade atual, é a figura das organizações representadas pelos Kibutzin, modelo cooperativo em sentido amplo que foi o embrião de muito do que se vê hoje na sociedade. Apoiada nas ideias vindas da Rússia, de onde emigraram muitos judeus para o território de Israel, a ideia foi aperfeiçoada, evoluiu e é até hoje praticada, sendo responsável pela produção de muitos conceitos e produtos.

Os kibutzin tiveram, e têm, papel importante na formação do caráter, das atitudes e do comportamento da sociedade pelos conceitos praticados em sua concepcão original, envolvendo responsabilidade individual, cooperação, propriedade compartilhada, decisão colegiada e estímulo à produção e ao desenvolvimento contínuo.

Na sua evolução, manteve a essência de sua proposta, porém se atualizou em muitos aspectos.

10. Talento e Capital tecem a teia da inovação

A realidade atual de Israel e seu modelo de construção do futuro pela inovação e espírito empreendedor são decisivamente influenciados pela combinação de Talento e Capital irrigando o crescimento econômico.

O talento é estimulado em todo o sistema educacional e mesmo no serviço militar obrigatório, onde os recrutas e oficiais são educados nos princípios do empreendedorismo e da inovação tecnológica, formando contingentes de empreendedores com forte embasamento técnico, mesclado com princípios, disciplina, método e rigor em relação à vida.

O capital é em parte suprido pelo próprio Estado que apoia projetos e iniciativas empreendedoras, algumas a fundo perdido, para proporcionar o clima virtuoso da pesquisa, estudo, iniciativa e até  o erro, que faz parte da vida. Diferente de outras sociedades, até mesmo o erro é considerado parte importante da formação dos empreendedores, pois é assim que se estimula o inovar, tentar, prosseguir e perseguir objetivos.

A combinação de recursos financeiros disponíveis no mercado local e internacional, com baixa inflação e taxas de juros reais, como consequência, contribuem para criar o ambiente para o contínuo e crescente desenvolvimento empreendedor, irrigando todo o sistema, que se renova com novos projetos e conceitos, empregando cada vez mais pessoas, locais ou imigrantes, gerando uma corrente virtuosa de expansão e crescimento.

11. Uma sociedade inquieta, jovem, ao mesmo tempo madura, empreendedora, vigilante e inovadora

A combinação do difícil início com os constantes desafios enfrentados pelas questões territoriais, conflitos políticos e sociais, inclusive internos, forjaram uma sociedade com uma atitude inquieta, em permanente vigilância, e inovadora, como necessidade estrutural para enfrentamento dessa realidade.

Parece ser esse um dos ingredientes mais relevantes da formação e do desenvolvimento de Israel.

Ao invés de se subjugar às dificuldades, desafios e problemas, converteu tudo isso em energia vital para seu crescimento e expansão, criando um centro nervoso de empreendedorismo parametrado pela visão otimista e obsessiva pela expansão e transformação do ambiente.

Muito, sem dúvida, inspirado pela visão positivista de seus líderes, como aquela expressa também por Shimon Peres, segundo a qual Os otimistas e os pessimistas morrem exatamente da mesma maneira, mas vivem vidas muito diferentes.

Um elemento marcante em Israel é o fato de que o empreendedorismo está longe de ser aquele apenas juvenil, como é característico de muitos outros mercados.

Existe um empreendedorismo mais maduro, experiente e preparado, que se mescla com os jovens talentos que são formados pelos meios educacionais usuais, porém potencializados por aquele ensinado e desenvolvido no serviço militar obrigatório. Essa combinação tem como resultado um percentual maior e mais significativo de projetos que evoluem e se convertem em negócios respeitados e valorizados.

12. Pensar global não é ponto de chegada. É ponto de partida

Limitado em espaço territorial, recursos naturais e tamanho interno de mercado, tudo que se pensa em desenvolver ou produzir em Israel deve ter a visão da dimensão global para ser factível econômica e financeiramente.

Isso cria um modelo mental e empresarial particular, em que o mercado global não é uma opção futura, mas sim o ponto de partida para idealizar as iniciativas, que só podem ter sucesso se forem relevantes para alcançar escala e significância quando presentes em mercados internacionais.


A reflexão que se impõe

Uma visita à Israel, com o privilégio dos encontros, visitas e discussões que tivemos, impõe uma reflexão comparativa, sintética e pragmática.

Se foi possível criar um país com apenas 8,5 milhões de habitantes, com tantas dificuldades, limitado mercado interno, ausência de recursos e profusão de conflitos externos e internos, numa economia e sociedade respeitadas e admiradas por suas conquistas e contribuições à humanidade, quanto não poderia ser feito no Brasil?

Com abundância de recursos naturais, situação geográfica, ambiental e climática privilegiadas, um vasto território e um mercado de 206 milhões de pessoas, com idade média de 30 anos, o Brasil, repensado em sua organização, estrutura, modelo político e econômico deveria, necessariamente, ser olhado de uma forma absolutamente distinta, especialmente por seus líderes do setor privado.

E essa talvez seja uma das mais importantes reflexões, não necessariamente gratificante, para quem tem a oportunidade de comparar e discutir realidades.

 

Nota:

O Grupo GS& – Gouvêa de Souza, por seus negócios em eventos, GS&MD e Primetour, realizou no período de 29/4 a 5/5 o programa Retail Ignition em Israel, reunindo atividades nas mais diversas áreas, com visitas e encontros empresariais, profissionais, científicos e sociais que permitiram uma visão, a mais completa e atual possível, centrada nos temas Empreendedorismo e Inovação.

Os resultados marcantes do programa vieram do grupo diferenciado de dirigentes, executivos, profissionais e empreendedores que participou e da agenda de trabalho e troca de ideias que aconteceu intensamente no período. Os temas aqui expressos, mais uma vez de forma pretensiosa, foram compilados e organizados a partir da contribuição de todos.

As eventuais fragilidades são de nossa responsabilidade e as virtudes devem-se às contribuições do grupo.

Considerando o sucesso e os aprendizados do programa, e estimulado pela sugestões dos participantes, ele será repetido no período de 1 a 8 de setembro de 2018.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Startup brasileira lança plataforma de monitoramento de gôndolas na Alemanha

Próxima Postagem

Drogaria Onofre amplia oferta de serviços de saúde com Onofre Clinic

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Drogaria Onofre amplia oferta de serviços de saúde com Onofre Clinic

Drogaria Onofre amplia oferta de serviços de saúde com Onofre Clinic

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.