Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que o sapo e a água quente têm a ver com o varejo?

Alexandre Machado de Alexandre Machado
29 de maio de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

A inspiração para este texto veio após ter lido o artigo escrito por Marcos Gouvêa de Souza – Querida, encolhi as lojas! No artigo, o autor descreve o cenário de fechamento de lojas mundo afora e também aqui no Brasil, impulsionado pela recessão de 2014-2016. Obviamente, esse cenário de transformação digital passa pelo comportamento dos consumidores na forma de comprar e se relacionar com marcas e lojas.

E o que o sapo tem com isso?

Reza a lenda que um sapo não reage ao aumento gradual de temperatura da água quando colocado em uma panela. Resultando, neste caso, em sua trágica morte.

Ao contrário, quando um sapo é colocado em água já fervendo, o simpático anfíbio sai imediatamente e sobrevive ao susto. Essa parábola é uma reflexão sobre processos de mudanças. No livro A Quinta Disciplina – Arte e prática da organização que aprende, escrito por Peter M. Senge, é possível ver ideias e ferramentas que estimulam o trabalho em equipe e levam o todo de uma organização a ser mais eficaz que a soma de suas partes.

Por vezes sinto que os varejistas são os sapos fervidos, pois não percebem as mudanças na velocidade necessária para sua sobrevivência e crescimento dos negócios. A conta chega e chega rápido neste novo cenário.

Voltando a falar das mudanças na jornada do consumidor, dentro desse universo digital. É fato que as pessoas estão usando o telefone quase como uma extensão do próprio corpo. Uma pesquisa realizada pelo Google retratou de forma simples como o varejo pode trabalhar de forma diferente, fracionando a jornada do consumidor. A separação ocorre em três momentos: BE THERE (esteja presente na vida do seu cliente), BE USEFUL (ajude o seu cliente no dia a dia) e BE QUICK (seja conveniente).

Pensando ainda mais nestes três momentos, podemos destacar algumas oportunidades e também barreiras, que o varejista pode enfrentar com a ativação deste consumidor cada vez mais digital. Do lado das oportunidades temos:

ATENDIMENTO – O consumidor não pode sentir que sabe mais do que o próprio vendedor sobre determinado produto ou serviço. Conteúdo e informações básicas sobre o produto até um simples robô pode oferecer ao cliente. Mas, sentimento, identificação pessoal e relacionamento serão diferenciais que máquina alguma vai entregar de fato e de direito.

CONVERSÃO – Para trazer o cliente do ambiente on-line para o off-line, é preciso entregar muito mais do que somente produtos, mas serviços personalizados, hospitalidade e, acima de tudo, uma experiência relevante e prazerosa no processo de compra.

O2O (on line to off line) – O grande desafio é integrar a experiência, trazendo a inovação do ambiente on-line, como banco de dados, inteligência artificial, recomendações de produtos e reviews qualificados, entre outras comodidades, para a loja física.

SERVIÇO E ENGAJAMENTO – A realização da ativação dos serviços que também geram receitas, por meio dos canais digitais, torna-se cada vez mais vital para a evolução da loja. Ativar o consumidor através de serviços que sejam relevantes e estejam em sintonia com o seu estilo de vida.

Do lado das barreiras para a implantação das estratégias propostas, é importante estar atento:

RECURSOS – Para o varejo onde as margens são baixas, alocar recursos para a ativação digital é um dos principais problemas para implementação da estratégia digital. É uma jornada de médio prazo.

CONSCIENTIZAÇÃO – A ativação digital exige um novo jeito de pensar, inclusive, por parte de acionistas e gestores. A mudança cultural é essencial para o sucesso e deve acontecer de cima para baixo.

ATUALIZAÇÃO – Um dos maiores vilões, pois a velocidade com que surgem e se desenvolvem novas tecnologias pode assustar o varejista, que fica inseguro por conta da dificuldade de manter-se atualizado. Já retratado na barreira recursos.

INTEGRAÇÃO – Neste cenário, a integração de sistemas torna-se essencial. Manter estruturas separadas para operações físicas e digitais cria barreiras que impedem o fluxo contínuo de informações e, consequentemente, geram perda de eficiência.

De fato, muita coisa precisa ser feita e o lado positivo é que tem gente fazendo. No artigo que escrevi no ano passado, falei das lojas inteligentes que têm papel fundamental neste processo de mudança.

Os desafios não são pequenos e vivemos um momento de transição. E estar preparado para as mudanças é que vai fazer seu negócio receber destaque.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Rede Miniso deseja expandir franquias no Brasil

Próxima Postagem

Varejo registra queda de 38% em fim de semana da greve dos caminhoneiros

Alexandre Machado

Alexandre Machado

Luiz Alexandre de Paula Machado é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Varejo registra queda de 38% em fim de semana da greve dos caminhoneiros

Varejo registra queda de 38% em fim de semana da greve dos caminhoneiros

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.