Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Um olhar sobre o mercado de shopping center no Brasil

Redação de Redação
28 de fevereiro de 2014
no Destaque do dia, Entrevistas
Tempo de leitura: 3 minutos

De 2006 a 2013 os shopping centers no Brasil tiveram um crescimento de faturamento de 178,2%, atingindo R$ 60,5 bilhões. Em número de unidades, a expansão foi de 41%.  Existem hoje 497 shoppings no país com 12,7 milhões de m² de ABL – Área Bruta Locável, em 88 mil estabelecimentos, entre pontos de venda de serviços e produtos.

Desde o primeiro shopping inaugurado no país, em 1966, houve muitas transformações. Os centros urbanos têm cada vez menos espaço e a expansão dos shoppings têm abraçado o interior do país, principalmente as cidades com até 500 mil habitantes. E ainda tem muito espaço para desenvolvimento do setor. Confira a entrevista com Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&BW, consultoria para shopping centers, e um dos maiores especialistas do setor no país.

 Qual é o cenário dos shopping centers no Brasil hoje?

O cenário de shopping center no Brasil é um cenário de expansão. De 1966 a 2006, portanto 40 anos, foram inaugurados apenas 351 shoppings no Brasil. Entre 2007 e 2013, nos seis anos seguintes, esse número saltou para 497, isso é quase 50% de crescimento na quantidade de shoppings. Se a gente considerar ainda as expansões, podemos dizer que a ABL teve crescimento maior do que 50% em apenas seis anos, o que mostra que o cenário é de expansão que foi motivada, principalmente, pelo poder de consumo das famílias.

E ainda tem muito espaço para crescer?

Sim. A proporção de ABL por mil habitantes no Brasil é inferior a de grandes países como, por exemplo, México, Alemanha, França, sem comparar com os Estados Unidos que é até covardia. O que acontece é que algumas cidades estão recebendo uma quantidade de shoppings servindo a mesma área de influência e isso é ruim porque parte da população fica desatendida, assim como cria vários impedimentos por disputar o mesmo mercado, mas isso são situações isoladas. De forma geral, tem muito espaço para crescimento dos shoppings no Brasil ainda.

E onde seria este crescimento?

Pela primeira vez na história, os shoppings localizados nas capitais são tão numerosos quanto os shoppings localizados fora das capitais, isso aconteceu agora no fechamento de 2013, segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Em 2014, com os novos lançamentos previstos para este ano, esta proporção vai desequilibrar e os shoppings localizados fora das capitais vão representar 52% do total contra 48% dos shoppings nas capitais. Isso é um fato importante porque mostra o fenômeno da interiorização dos shoppings no Brasil. E também estão crescendo muito regiões como Nordeste e Centro-Oeste, mas mesmo assim ainda temos uma grande concentração dos shoppings na região Sudeste.

O que mudou desde a inauguração do primeiro shopping center no Brasil, o Shopping Iguatemi, em 1966?

Primeiro mudou o consumidor, hoje tem mais consumidores com capacidade de compra em shopping centers. Quando a gente pensa na história dos shoppings, é importante lembrar que de 1966 até 1979, tínhamos apenas 7 shoppings no Brasil. Os shoppings cresceram bastante nas décadas de 80 e de 90, um período de  muita crise e dificuldade de consumo, o que travou a expansão. Hoje os shoppings voltaram a crescer porque tem mais pessoas com capacidade de comprar e consumir.

Outra mudança importante é que eles deixaram de ser um centro de compras e passaram a ser um destino mais amplo, envolvendo entretenimento, serviços e a ser integrados a complexos comerciais, universidades, hotéis etc., hoje é um destino muito mais democrático e mais amplo do que no passado.

Marinho, você está sempre se atualizando internacionalmente. Qual a maior inovação vista recentemente?

Acho que a maior inovação que temos visto nos últimos meses são os projetos piloto dos shopping centers para participar deste fenômeno que é o crescimento do e-commerce.

A Westfield  tem um projeto muito interessante, em conjunto com o eBay, no San Francisco Centre, na Califórnia. Três grandes vitrines digitais interativas foram instaladas em paredes do 4º piso do shopping. Eram lojas virtuais da marca de calçados TOM’s, da estilista Rebecca Minkoff e da Sony. Os consumidores podiam navegar pelo painel e fazer compras de produtos que eram entregues gratuitamente em suas residências ou retirados em um espaço no shopping, isso mostra que, de fato, os shoppings vão começar a olhar para estas possibilidades de unir as compras virtuais com o shopping center de forma mais séria a partir de agora.

Ao mesmo tempo em que o shopping pretende trabalhar em conjunto com o e-commerce, ele precisa criar alternativas como valorizar a pose instantânea, a experiência do consumidor e, principalmente, aprimorar o atendimento, mas isso é uma tarefa bastante difícil pela maneira como o varejo brasileiro encara a o atendimento, mas preocupado em fechar vendas do que com a satisfação do cliente e isso, de certa maneira, interfere na experiência do consumidor.

 

 

Postagem anterior

Confiança dos consumidores paulistanos melhora em fevereiro

Próxima Postagem

Mymuesli: aposta em alimentos customizados

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem

Mymuesli: aposta em alimentos customizados

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.