A Via Varejo está lançando lojas em formato de quiosques de até 24 m2, com o objetivo de conquistar novos mercados, levando as marcas Pontofrio e Casas Bahia para cerca de 400 cidades ainda este ano. Paulo Naliato, diretor de operações da Via Varejo, comentou o baixo custo do formato e a flexibilidade que ele permite: “O quiosque tem uma versatilidade muito grande… Se não performar bem eu consigo remover e levar para outro lugar”.
A empresa quer abrir 20 quiosques ainda em 2018. Ela já tem 67 lojas da Casas Bahia e 222 do Pontofrio, atuando em 334 cidades. “Devemos privilegiar entrar em lugares onde não estamos presentes, é uma estratégia para ampliar a capilaridade”, explicou Naliato.
Um quiosque da Casas Bahia no Shopping Aricanduva e outro do Pontofrio no Shopping Top Center já estão em funcionamento. Outras unidades devem ser abertas em outros empreendimentos comerciais, como cinco a seis lojas do Assaí, rede de atacarejo pertencente ao Grupo Pão de Açúcar, controlador da Via Varejo.
Essas parcerias com outros varejistas é possível porque os quiosques venderão não só os produtos disponíveis fisicamente ali, mas também itens disponíveis online e oferecidos pelos vendedores do marketplace, que continuarão se encarregando da entrega. De acordo com o executivo, “toda vez que entramos em novo município em que ainda não estamos presentes, a presença física acelera demanda dos clientes no online”.
O novo formato também servirá como ponto de retirada de mercadorias compradas nos sites de Pontofrio, Casas Bahia e Extra. “Buscamos outro espaço físico no shopping ou galeria para armazenar produtos com dimensões maiores (comprados pela internet para serem retirados pelos consumidores)”, disse Naliato. Esta utilização é parte da estratégia de integração dos canais físico e online.
A Via Varejo também deverá abrir lojas no formato “smart”, com tamanhos entre 700 a 800 m2, voltadas para mercados de padrão médio, e um outro formato mais compacto com cerca de 200 m2.
*Informações retiradas do portal Exame
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