Durante a abertura do Latam Retail Show, mais completo evento da América Latina voltado ao mercado varejista, ocorrida na manhã desta segunda-feira, em São Paulo, o diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, organizador do evento, Marcos Gouvêa de Souza, anunciou o lançamento inédito no mundo do VR Commerce, uma realidade virtual integrada com comércio eletrônico. “Esta é uma plataforma inovadora de negócios, e para torná-la realidade estivemos sustentados por um ecossistema de empresas que mostraram todo seu poder transformador”, diz.
Na sequência, o presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Antonio Carlos Pipponzi, que também participou da abertura do Latam Retail Show, citou os benefícios da reforma trabalhista, que ajudou muitos trabalhadores a entrar no mercado de trabalho. “A frase que política não se discute não é verdadeira, discute-se sim; e no IDV sempre falamos sobre isso com o intuito de ajudar o Brasil em suas reformas estruturais. Somos um grupo de empresas, muitas concorrentes, que lá estão unidas em prol do varejo e da população”, afirma.
O Latam Retail Show acontecerá até 30 de agosto, no Expo Center Norte, e reunirá importantes líderes, que, juntos, discutirão como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo. Neste ano, a temática central é “As transformações do ecossistema de negócios com resultados” e abordará todas as mudanças pelas quais a cadeia de negócios vem passando, a evolução no perfil do consumidor e a necessidade em haver um equilíbrio nas relações tanto no varejo quanto na indústria, shopping centers, e-commerce, foodservice, franquias e em diversas outras áreas.
“O novo ecossistema de negócios busca não mais apenas o lucro, mas exige que as relações em toda a cadeia aconteçam de forma equilibrada e harmônica, criando uma interdependência e cooperação entre todas as partes: indústrias, varejistas, colaboradores, fornecedores, parceiros, investidores, consumidores. Este bom funcionamento permite que cada setor foque em seu core business, concentrando todas as atenções em suas especialidades e atendendo às demandas de um consumidor que possui cada vez mais acesso à informação e exige produtos e serviços cada vez mais atrativos, em termos de preço, qualidade, funcionalidade e vantagens agregadas”, analisa Gouvêa.
Dividido em congresso e exposição, o Latam Retail Show começou como Fórum Latino-americano do Varejo, por 18 anos, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. “Este é um evento para todos os perfis de varejistas, pois congrega conteúdo de altíssima qualidade, com a excelência com que é realizado, e cria oportunidades para a relação de negócios. O Latam Retail Show é formado por tomadores de decisão, onde concorrente não é concorrente”, conclui Marcelo Toledo, CEO da GS&MD.