Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A nova realidade dos shopping centers no Brasil

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

No período de 2006 a 2013 os shopping centers no Brasil tiveram um crescimento de faturamento de 178,2%, atingindo R$ 60,5 bilhões. Em número de unidades, a expansão foi de 41% e existem hoje 495 shoppings no país com 12,7 milhões de m² de ABL – Área Bruta Locável, em 88 mil estabelecimentos, entre pontos de venda de serviços e produtos. O crescimento do número de pontos de vendas foi de 55,6% no período.

O setor de shopping centers foi um dos que mais se beneficiou do crescimento do consumo nesse período e as projeções de abertura de novos empreendimentos nos próximos anos deverão demandar perto de dez mil novos estabelecimentos para ocupar o espaço que será oferecido.

Esses números refletem apenas os empreendimentos cobertos pelas estatísticas da ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers – e não computam uma quantidade significativa de centros comerciais planejados, que não se enquadram nos critérios da associação mas que, considerados os parâmetros usados no mercado norte-americano, fariam mais do que dobrar esses números.

Estruturalmente ocorreram profundas mudanças com o aumento da presença internacional e o crescimento no setor precipitando alterações organizacionais e empresariais que trouxeram consigo um maior amadurecimento, profissionalização, investimento e incorporação de melhores práticas em todo o setor que deve ser colocado entre aqueles em que o Brasil mais próximo está, quando não supera, o que se faz nos mercados mais desenvolvidos.

Mas o cenário futuro apresenta um amplo espectro de mudanças que criará novas oportunidades e maiores desafios para o setor.

O lançamento simultâneo de empreendimentos em uma mesma região com potencial de consumo em crescimento, mas ainda limitado no momento, fará com que esse potencial seja dividido, criando problemas para a viabilidade de alguns empreendimentos nessas regiões e colocando forte pressão nos operadores de estabelecimentos comerciais.

A forte expansão do e-commerce altera a participação dos canais de vendas de algumas categorias de produtos e serviços, tirando dos shoppings receita que anteriormente serviu de base para os estudos de viabilidade.

O empoderado Neoconsumidor, aquele que é cada vez mais global, digital e multicanal, traz novas expectativas e ansiedades com respeito às lojas e os serviços oferecidos, ampliando a pressão competitiva no mercado, em especial pela comparação de preços e serviços oferecidos, gerando também um novo e mais desafiador cenário.

Multinformado, pelo acesso ampliado aos mais diversos canais de informação, multiestimulado, pela explosão dos meios digitais e analógicos e multiequipado pelo uso cada vez maior da mobilidade, o mercado cria um novo e desafiador cenário para entreter, envolver, vender e satisfazer o consumidor. E é dos shoppings que esses consumidores esperam muito mais.

Se de um lado o aumento da presença de marcas internacionais traz novas alternativas para o mercado, de outro lado internaliza práticas globais no mercado brasileiro que deverão gerar um novo ponto de equilíbrio nas relações entre desenvolvedores e administradores de shoppings e operadores de lojas e serviços.

Para completar o quadro no qual se insere a nova realidade não se pode esquecer os movimentos sociais que têm se espalhado pelo país, fruto da insatisfação da população com o que tem sido oferecido em termos de serviços especialmente públicos em contrapartida aos impostos pagos, que é uma componente nova, também afetando o segmento.

Esse conjunto de elementos que afeta diretamente desenvolvedores e gestores de shoppings e também os operadores de varejo e serviços, criando um cenário de iguais desafios, deveria aproximar todas as partes envolvidas, pensando, planejando, investindo e administrando de uma forma mais integrada o setor, como forma de capitalizar as muitas oportunidades ainda existentes, reduzir os riscos envolvidos e buscar caminhos para que o retorno dos investimentos pudesse ocorrer de forma mais saudável e em menor tempo.

Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

A demanda dos consumidores que buscam hiperconveniência

Próxima Postagem

A impressionante expansão do Franchising

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda
Artigos

Eficiência é o novo luxo: o impacto real da Inteligência Artificial nos bastidores da moda

7 de maio de 2025
Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios
Artigos

Produtividade no setor de alimentação: eficiência com humanidade sustenta bons negócios

7 de maio de 2025
O labirinto do crescimento
Artigos

O labirinto do crescimento

6 de maio de 2025
Próxima Postagem

A impressionante expansão do Franchising

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.