É sabido que proporcionar uma experiência positiva e relevante ao consumidor já virou algo que todas as marcas, se ainda não o fazem, se preocupam em fazer. Diariamente, estamos em contato direto com os assuntos que nos interessam, ampliando o nosso conhecimento e, por consequência, nos tornando cada vez mais exigentes.
Esse sou eu, é você, é o consumidor. Cada um com suas peculiaridades e seus gostos, mas todos muito determinados e decididos quando o assunto lhes interessa. E como surpreender esse consumidor? Como nos adiantarmos e prevermos qual será a próxima tendência, o próximo aplicativo, ou o próximo produto inovador do momento? E, principalmente, como estabelecer um diálogo? Qual a forma de comunicação mais indicada para o ponto de venda?
Comece identificando o seu público-alvo, descubra quem é ele se fosse uma única pessoa. Homem, mulher, de que classe, quanto ganha, o que gosta, do que se alimenta. Tem filhos, frequenta a academia? Crie uma persona e a partir dela, comece a traçar as suas estratégias. Afinal, como você pretende se comunicar com o seu público, sem saber quem ele é? Pesquise, pergunte, seja um curioso. Quanto mais você souber, melhor você vai entendê-lo.
O ponto de venda é um canal absolutamente poderoso e efetivo. Abrange em tempo real, os três elementos-chave para a concretização da venda: o consumidor, o produto e o dinheiro. Podemos começar traçando algumas estratégias para captar o interesse das nossas personas, dando credibilidade a nossa marca e despertando a sua curiosidade. Transformar as nossas informações em conhecimento, este conhecimento em vantagem, e esta vantagem em oferta é a base para uma comunicação efetiva e que estimule a compra. Esta deve combinar de forma simples e direta os três pilares fundamentais do Visual Merchandising: o branding, a linguagem de comunicação e a estratégia comercial. É com esta combinação no ponto de venda que atraímos o consumidor, com experiências sensoriais positivas e influenciamos diretamente na sua compra, alinhados aos objetivos do negócio.
Recentemente a Fila criou um tênis com uma tecnologia diferenciada, totalmente inovadora e inspirada na anatomia animal para criar releituras de produtos esportivos mais adaptados à anatomia humana, com um design autêntico e autoral. Para o lançamento desse tênis, além do conceito Anatomix, do logo inspirado no DNA humano e da campanha publicitária, criamos também todo o visual merchandising para aplicação em diferentes modelos de lojas, já alinhados à comunicação. Foram desenvolvidos elementos com uma identidade própria, para todas as manifestações de forma única e diferenciada. A linguagem compreende desde os elementos gráficos como marcas, banners, preçários e se estendendo para os elementos físicos como expositores, bancos e acessórios que conectam a proposta do produto às pessoas.
E você, onde se encaixa nessa história toda? Como você pode melhorar para melhor atender e fidelizar os seus clientes? Sua comunicação alinha os três elementos-chave?
Afinal, entender nossos consumidores é fundamental, assim como antecipar suas necessidades e seus desejos principalmente quando alinhados com seus objetivos. Envolvimento e participação é uma característica de uma boa comunicação, e esta é cada vez mais uma necessidade dos negócios de sucesso.
Leonardo Araujo (leonardo@gad.com.br) é diretor de Criação do Gad’Retail. Graduado em Arquitetura e Urbanismo, ele possui mais de 30 anos de experiência na gestão de design para o varejo, espaços e experiências para importantes marcas nacionais e internacionais.