A ICX Labs, startup de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware, lançou o Fitting You. Trata-se de um espelho interativo para provadores de roupas e acessórios, que permite levar uma experiência de compra marcante aos consumidores.
O produto conta com tecnologias como a internet das coisas, inteligência artificial e analytics, gerando dados que são preciosos para quem quer saber exatamente o que acontece dentro da loja. “O Fitting You revoluciona a forma como os compradores interagem com as marcas, além de também criar uma jornada de compra personalizada”, explicou Fabio Avellar, executive partner da ICX Labs.
O produto possui tela touch screen no próprio espelho com hardware e software próprios, que permitem ao usuário ajustar a iluminação do dispositivo para simular diferentes cenários e tocar uma playlist enquanto prova suas roupas; seleção de peças de roupas e acessórios, bem como cores, tamanhos e visualização de lookbooks. Outras funções encontradas são o controle de cenário, solicitação de peças, lista de desejos, APP vendedor, combinações possíveis e check-out.
Além dos recursos levarem uma nova experiência de compra aos consumidores, o Fitting You também tem conceito de omnichannel integrando as plataformas de e-commerce e loja física. “Todas as informações coletadas de sensores, perfis de usuários, seleção de peças, entre outras, servem como base para a criação de um dashboard com informações relevantes para o negócio”, afirmou Avellar.
As ferramentas de BI (KPI’s, Benchmarketing e machine learning) IA e omnichannel fazem do espelho interativo um instrumento de dados importante para o varejo. De acordo com Avellar, o negócio passa a ter melhor gestão e produtividade, se baseando em três pontos diferentes, como valorização da marca, conversão de vendas e informações da jornada de compra.
“O cliente terá uma experiência diferenciada, enquanto o lojista conseguirá avaliar tudo o que foi apresentado de forma objetiva, sem depender do vendedor explorar todas as peças da arara, por exemplo. Com o lookbook, desde a escolha da peça até o check-out não há dependência direta do vendedor”, detalhou o executivo.
O BI traz indicadores chaves para o desempenho da gestão do negócio, como detalhes sobre o atendimento diário, clientes recorrentes, número médio de peças por cliente, conversão de vendas, conversão de vendas x SKU – levados ao provador, comprados e lista de desejos, etc.
Enquanto isso, o benchmarketing entregará comparações de desempenho entre lojas ou concorrência, em função de indicadores, e o omnichannel fará a integração entre as plataformas de e-commerce e loja física, gerando informações direcionadas ao cliente e check-out diretamente no espelho. “O Fitting You chega para atender a transformação digital do varejo, seguindo uma tendência já adotada por outras marcas, como a Amazon. O produto é customizável e se adequa a qualquer tipo de loja ou consumidor”, concluiu Avellar.
Está prevista para outubro a inauguração da primeira loja franqueada a utilizar a tecnologia, localizada em São Paulo.