A rede de franquias Sterna Café tem investido no segmento de cafés especiais. Este é um mercado em plena ascensão no Brasil, pois o consumidor está cada vez mais disposto a investir em bebidas de melhor qualidade.
Estudo realizado pela Euromonitor e encomendado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais apontou que o consumo deste tipo de bebida deve crescer 19% em volume apenas este ano, movimentando 2,6 milhões de reais. Isso representa uma alta de 23%. A expectativa é chegar à casa dos 4,7 milhões até 2021.
A rede de franquias tem comemorado este aquecimento, que vai na contramão da recessão. “Iniciamos o ano com 16 unidades e vamos fechar 2018 com 50 lojas”, afirmou Deiverson Migliatti, fundador do Sterna Café, rede de cafés especiais que traz blends de todo o mundo. Das 34 novas franquias, 24 estarão em operação até dezembro e as demais até o mês de abril.
Desde a fundação, em setembro de 2015, até agosto deste ano, a rede vendeu mais de 360 mil xícaras de café e mais de 483 mil bebidas à base de café.
“Os brasileiros não estão mais em busca de uma simples xícara de café. A bebida virou uma experiência onde a pontuação do grão, origem, fragrância, corpo, método de extração e sabor são atributos que automaticamente já são analisados pelo consumidor”, explicou Migliatti.
Novas lojas serão inauguradas em Belo Horizonte e no Shopping Anália Franco, em São Paulo. Foi fechada também uma parceria com a Saraiva, que ganhou uma unidade Sterna na livraria do Shopping Eldorado.
As próximas inaugurações incluem a primeira unidade no Sul do país. “Chegaremos à Maringá ainda em setembro, apresentando uma loja completa, localizada em um edifício comercial que será tanto ponto de encontro para compromissos corporativos quanto casuais”, afirmou o empresário.
A rede possui um compromisso sustentável que pode ser conferido no mobiliário, que inclui poltronas feitas de sacas de café, sofás de lonas de caminhão, paredes de container, madeiras de reflorestamento OSB e outros elementos que proporcionam aos clientes uma verdadeira imersão no mundo do café.
O processo de internacionalização também já faz parte da realidade do grupo que faturou 10 milhões de reais em 2017 e espera 13 milhões de reais de faturamento para 2018. “Estamos com projetos já adiantados em cidades como Washington, Miami e Cascais, em Portugal”, esclareceu Deiverson.
Estão disponíveis quatro modelos de franquias da rede Sterna Café: quiosques, lojas, to go e bistrô. O investimento começa em 99 mil reais.