O setor atacadista e distribuidor mostrou recuperação no desempenho em agosto. A pesquisa mensal da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração), apontou, em termos nominais, crescimento no faturamento do setor de 4,94% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2017. Em relação ao mês de julho de 2018, a alta foi de 5,91%. Já no acumulado do ano, de janeiro a agosto, houve queda de 0,55% em relação ao mesmo período de 2017.
“Embora a massa de desempregados, que é o grande pilar da recuperação econômica, permaneça sem grandes movimentações e o cenário político muito indefinido, o setor atacadista e distribuidor manteve-se firme no propósito de reverter os resultados negativos do início do ano. Agora, com a proximidade das festas de fim do ano, período que sazonalmente nos favorece, estamos colhendo o resultado desse empenho”, afirmou Emerson Destro, presidente da ABAD.
Em termos reais, o faturamento do setor teve alta de 0,72% em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2017. Em relação ao mês de julho, o crescimento foi de 6,01%. De janeiro a agosto de 2018, a retração é de 3,82%.
Emerson Destro observou que houve uma pequena melhora na economia recentemente. “Aparentemente o país retomou, ainda que em ritmo bem lento, a trajetória de crescimento que vinha construindo antes da paralisação dos caminhoneiros. É um bom sinal em meio ao incerto cenário político. Mas estamos confiantes de que vamos caminhar para a escolha de um governo que retome a racionalidade econômica, com um modelo menos intervencionista possível. Por isso, trabalhamos com a expectativa de crescimento de até 1% no faturamento deste ano”, concluiu
*Imagem reprodução