O Grupo Pão de Açúcar (GPA) fechou o terceiro trimestre com um lucro líquido consolidado de 138 milhões de reais. Isso representa um crescimento de 37% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Este resultado confirma os dados prévios divulgados em meados deste mês e ajuda a confirmar as projeções deste ano.
Um dos principais fatores para este crescimento foi o avanço do atacarejo Assaí, além do desempenho das demais bandeiras do GPA. Outros pontos que contribuíram com o crescimento de vendas nas mesmas lojas em linha com a inflação alimentar no mutivarejo e superior no atacarejo.
O Grupo fechou o terceiro trimestre com uma receita líquida total de 12,258 bilhões de reais, com um aumento de 12,4% ano a ano. O desempenho do multivarejo, que reúne todos os formatos das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, foi de 6,393 bilhões de reais, representando um crescimento de 2,7% na comparação com o terceiro trimestre de 2017. Na categoria mesmas lojas, excluindo o efeito calendário, as vendas aumentaram 6,1% no multivarejo.
O atacarejo do GPA, representado pelo Assaí, teve uma receita de 5,865 bilhões de reais, com um crescimento de 25,2% na comparação entre o terceiro trimestre de 2018 e o de 2017. Na categoria mesmas lojas, desconsiderando o efeito calendário e as conversões de lojas, o crescimento do Assaí foi de 7,4%.
“Seguimos com o plano de expansão, conversão e renovação de lojas, em busca de um portfólio mais adequado. Nossa execução tem permitido a entrega de resultados sólidos, em linha com a previsão que demos ao mercado”, disse Peter Estermann, presidente do GPA.
Em relação aos gastos, o Grupo Pão de Açúcar gastou 2,048 bilhões de reais em despesas com vendas, gerais e administrativas entre julho e setembro, em uma alta de 7,5% na comparação com 2017. O resultado financeiro líquido fechou com uma dívida de 135 milhões de reais, o que representa uma redução de 0,3% ano a ano, com um aumento de quase 30% nas receitas e redução do custo da dívida.
O GPA realizou 488 milhões de reais de investimento, uma alta de 9,3& na comparação com 2017. Os principais alvos foram a expansão do Assaí, as reformas de unidades Pão de Açúcar e projetos da bandeira Extra Super. Cerca de 13 lojas Extra Super foram convertidas para a bandeira Compre Bem, em inaugurações que serão realizadas no quarto trimestre.
*Imagem reprodução