O ProVa, laboratório de inovação do varejo, localizado no Shopping Frei Caneca, fechou seu primeiro ciclo de atuação. Ao longo destes primeiros seis meses, passaram pelo local mais de 1,8 mil empresários e profissionais do varejo, de 320 empresas de diferentes portes e regiões, que participaram de 34 atividades. A iniciativa é de autoria da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), em parceria com a Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, e estruturada e gerenciado pela consultoria Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, especializada em inovação.
No laboratório foram firmadas 11 parcerias com grandes associações e entidades ligadas ao varejo, como Anamaco, Acomac e Abióptica. Foram investidos R$ 4 milhões no projeto, que reúne novas tecnologias, mentoria, coworking e diversas atividades e experiências, gratuitamente. O espaço deverá operar por mais um ano e meio.
A ABDI realizou uma pesquisa entre os meses de março e maio, que destaca que 75% dos varejistas apontavam o crescimento do negócio como sendo o maior desafio enfrentado. Empatados, com 71,4%, aparecem gestão operacional, financeira e gestão de pessoas. Para 60,75% dos varejistas, a experiência do consumidor é algo desafiador; para 57,1%, a competitividade em relação aos demais players é uma barreira a ser vencida; e para 46,4%, as tecnologias e canais digitais é um caminho assombroso a ser traçado. O laboratório é uma iniciativa para ajudar os varejistas a enfrentar essas e outras dificuldades.
*Imagem reprodução