Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Crise potencializada pelas mídias sociais: você está preparado?

Redação de Redação
14 de dezembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos

Comecei a escrever sobre as tendências do varejo que estavam em alta em 2018 e continuarão em evolução para 2019 como por exemplo o atendimento automatizado, a inteligência artificial (AI) que nos ajuda a tomar decisões, a customização como uma ferramenta poderosa de vendas, os novos tipos de experiências disponíveis em loja que incluem desde um atendimento extremamente personalizado até uma experiência completa de compra no ambiente de realidade virtual mas vou deixar para uma próxima oportunidade pois para mim o tema mais gritante, urgente e atual é como as empresas, executivos e pessoas estão despreparadas para o impacto das mídias sociais nos negócios.

Em 1949, George Orwell teve uma visão do futuro, que escreveu em seu livro “1984”, ainda um best-seller, nos dias atuais. A profecia de Orwell onde “a liberdade torna-se escravidão, a privacidade é proibida, o passado pode ser apagado e onde pessoas vivas são banidas” tornou-se em muita parte realidade e, acontece de forma potencializada através das mídias sociais.

Casos como o da Dolce & Gabbana na China e do Carrefour com a cadela ” Manchinha”, no Brasil mostra a falta de uma resposta rápida a fatos podem ganhar proporções gigantescas, atravessar continentes e significar prejuízos irreparáveis as marcas.

Para quem não está familiarizado com a história da D&G, quatro dias antes de um mega desfile em Shanghai a marca Dolce & Gabanna soltou uma série de três vídeos, no qual uma modelo chinesa em um vestido de lantejoulas tentava comer com “hashis”, de forma sofrida um prato de spaghetti, cannolis e até pizza em um ambiente estereotipado e repleto de clichès da cultura chinesa. Os vídeos, questionados, em primeira mão pelo fashion blog Diet Prada, foram retirados do ar em 24 horas, mas já era tarde pela viralização rápida e pelo conteúdo ofensivo.

Contanto, a repercussão negativa foi tão grande que diversas celebridades de todo país como a editora da Vogue China, o embaixador da marca no país e agências de modelos contratadas para o show cancelaram a participação. O fato agravou-se mais ainda após Stefano Gabbana, um dos fundadores da marca e figura já, normalmente polêmica por seus comentários sobre celebridades como a cantora Taylor Swift e a blogger Chiara Ferragni, em defesa aos questionamentos sobre o vídeo, postar em sua conta pessoal mais comentários como ” China, ignorante e suja”  entre outros. No dia seguinte, a marca e Stefano soltaram um comunicado de que a conta havia sido hackeada, mas segundo especialistas, muito improvável esse fato ter acontecido. O escândalo tomou proporções a ponto do governo chinês e o departamento de turismo cancelarem o show. Dia 23, dois dias depois do show não acontecer, a marca soltou um vídeo se desculpando. Já era tarde para conter a hashtag de boicote que estava circulando na internet.

O “The Weekend Australian” diz que a D&G ganhou 1.4 bilhões de inimigos chineses e o “Financial Times” publicou ” O incidente é um terrível exemplo para executivos do que pode acontecer quando a fúria das mídias sociais é solta. A China responde por um terço de vendas do mercado de luxo no mundo e a um terço do faturamento da D&G, correspondente a 1.3 billhão de euros”

Parece um mundo distante, mas em um universo extremamente conectado o prejuízo pode se tornar irreparável.

Sobre o famoso e triste caso da cadela “Manchinha” vítima de agressão, seguida de morte, no supermercado Carrefour por um funcionário terceirizado, a repercussão foi tanta que houve um dia que o supermercado teve que fechar as portas e uma hashtag de boicote ao supermercado foi viralizada na internet. Ainda como resultado de toda essa viralização, a Câmara dos Deputados aprovou uma pena de até quatro anos para quem maltratar animais.

E a pergunta que fica: A  sua empresa ou marca está preparada para gerenciar uma crise potencializada pelas mídias sociais?

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Mundo Verde planeja abrir 50 lojas e ampliar marca própria

Próxima Postagem

Pão de Açúcar lança loja e e-commerce especializados em vinhos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Pão de Açúcar lança loja e e-commerce especializados em vinhos

Pão de Açúcar lança loja e e-commerce especializados em vinhos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.