Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Storytelling: a arte de contar estórias

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no Artigos, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos já tiveram a felicidade de poder contar estórias, se não aos seus filhos, a sobrinhos, afilhados, filhos de amigos, enfim a alguma criança. Estes sabem exatamente o poder mágico que as estórias têm sobre as crianças e a quanta coisa se prestam. Ao mesmo tempo em que acalmam a excitação e prendem a atenção, as estórias também ajudam a transmitir princípios, assim como permitem uma aproximação extremamente íntima e que facilitará todas as negociações que serão necessárias em algum momento do relacionamento com esta criança, amanhã um jovem e depois um adulto.

Pois esta ação tão simples e que já é praticada de forma recorrente há tanto tempo e por tantas pessoas, foi apropriada pelo marketing e conduzida ao universo das marcas e das relações comerciais. O chamado storytelling é um conceito recente e que vai buscar no ato de contar estórias, subsídios para programar estratégias.

O storytelling tem sido usado para fomentar e consolidar ideias desde a simples estrutura de apresentação de uma pesquisa de mercado, por exemplo, até as bases de uma campanha de comunicação com o intuito de prender a atenção e fazer com que aquele brilho mágico do olhar de uma criança que ouve sobre as aventuras de um cavaleiro medieval se reproduza nas faces de quem assiste a uma apresentação ou então de quem é atingido por uma campanha publicitária através de diversas mídias. Muitas campanhas se apoiam neste conceito, como por exemplo, as do Banco Itaú, ou então da Nike e mesmo Coca-Cola.

Da mesma forma esta técnica pode ser usada para passar ou então ajudar a construir o posicionamento de uma marca à medida que você incorpora valores da empresa que gere e desenvolve a marca efetivamente, estruturando uma estória. Algumas empresas adotam esta postura de forma consistente e fortalecem assim suas marcas. No Brasil pode-se citar, por exemplo, a marca Bauducco. No mundo, uma das marcas mais eficientes nesta composição, mesmo porque é o teor do seu próprio negócio, é Disney. A marca por si só já remete a uma estória e aos sonhos a ela acoplados.

O pensamento reflexivo de uma criança que analisa o comportamento dos personagens e com eles forma a sua maneira de lidar com o mundo a partir dos filtros e da maneira com que o contador de estória apresenta cada um, são os mesmos elementos utilizados para a construção de uma marca. Marcas são personagens com suas características próprias, algumas características das categorias a que estão associadas e outras que mostram a sua individualidade e unicidade. Todos os super-heróis são fortes, mas alguns voam enquanto outros não; alguns são elásticos, outros não e assim por diante, porém cada um possui o seu uniforme que o distingue de qualquer outro.

O storytelling também pode ser utilizado para alavancar vendas envolvendo a emoção de uma estória em sua comunicação. Um bom exemplo foi a veiculação da Chrysler durante o último Super Bowl, unindo o beatnik Bob Dylan à cidade de Detroit e exaltando que esta cidade faz carros e que carros fazem a América. Emoção pura para vender automóveis, contando estórias através da narração do próprio superstar rebelde americano.

Contar estórias é algo que fazemos até com certa naturalidade. Alguns precisam apoiar-se na leitura de um livro, enquanto outros criam ao vivo. Alguns contadores narram sagas, enquanto outros contam “causos”. Alguns são mecânicos e sem pontuação, enquanto outros interpretam quase um monólogo de forma teatral. Contar estórias não é difícil, mas exige, no mínimo, alguma técnica, pois se pode pôr tudo a perder se a mensagem não for adequadamente passada.

Uma coisa é verdade: dificilmente alguém se abstém de contar uma estória quando solicitado. Portanto, tenha sempre uma boa estória para contar a fim de encantar seus clientes e consumidores. Cuidado apenas para não fazê-los dormir.

 

Por Luiz Goes ([email protected]), sócio sênior de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

Menor é melhor

Próxima Postagem

Onde está o meu produto?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Próxima Postagem

Onde está o meu produto?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.