Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejistas apostam no interior para expandir atuação

Redação de Redação
6 de fevereiro de 2019
no Notícias, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais, os varejistas estão focando seus esforços para expandir suas atuações no interior. As vantagens deste investimento costumam ser os custos menores e a proximidade maior com os clientes. “Normalmente, no interior e cidades de menor porte, o atendimento faz toda a diferença. Essa interação entre a população local e o negócio ajuda a construir a imagem da marca na região”, disse Luiz Francisco Saragiotto, diretor de operações das Lojas Avenida.

Ainda de acordo com o executivo, esta proximidade faz com que a fidelização do cliente seja mais rápida no interior. Isso ajuda a atrair os clientes aos programas de fidelidade. Nas Lojas Avenida, 50% das vendas são feitas por meio do cartão fidelidade. Cerca de 2 milhões de clientes da rede varejista usam essa forma de pagamento.

Outra característica a ser considerada são as diferentes características do consumo em cada região. No Norte e no Centro-Oeste, por exemplo, onde a rede possui 122 unidades,  as compras acontecem de forma muito sazonal. “Temos que saber exatamente quais categorias e tamanhos de produtos enviar para essas regiões. Por exemplo, no Norte, no período de julho, o volume de peças de banho aumenta bastante”, informou Saragiotto.

O ticket médio das Lojas Avenida é de cerca de R$ 100. Em 2018, o faturamento da rede foi de R$ 900 milhões. A expectativa de crescimento para 2019 é de 5,4%.

Já para Leonardo Castelo, presidente da rede de limpeza Ecoville, as operações no interior possuem outras vantagens, relacionadas ao faturamento e aos custos fixos de funcionamento das lojas. . “Esses locais costumam ter o dobro de potencial de receita do que em grandes centros urbanos no curto prazo. Em relação ao investimento em comunicação, o retorno é bem maior”, afirmou Castelo.

A rede Ecoville opera atualmente com dos formatos de operação, um de lojas tradicionais e outro de unidades móveis. “A proposta do carro é um trunfo nessas cidades de interior por conta da tradição da venda feita porta a porta”, esclareceu o executivo.

A empresa possui 280 unidades franqueadas, considerando os dois modelos. Para 2019, a expectativa é crescer 60% em faturamento, com a expansão das operações no interior e homologação de itens.

A Via Varejo também vem apostando no interior do país. A companhia lançou um novo formato de lojas para a bandeira Casas Bahia, voltado para cidades com até 70 mil habitantes.  O modelo é cerca de 60% menor do que o das unidades tradicionais das grandes cidades. “Na medida em que temos um ponto físico nessas localidades, o consumidor tem a possibilidade de comprar pela internet e receber o produto de forma imediata”, disse Marcelo Nogueira, diretor de vendas em lojas físicas da Via Varejo.

O abastecimento das lojas é feito por meio da atual malha logística da controladora. Os itens mais vendidos nestas lojas são celulares, televisões e itens da linha branca. Já foram inauguradas três lojas do modelo. “Estamos com foco maior na abertura de novas unidades no Estado de São Paulo, no Nordeste e em Minas Gerais”, informou Nogueira.

A companhia deseja inaugurar mais lojas do modelo reduzido. De acordo com o executivo da empresa, cerca de 200 praças foram mapeadas para a expansão. Serão feitas análises de desempenho desses novos negócios e os locais com maiores taxas de crescimento serão priorizados. “Pensamos em um modelo de loja mais compacta tanto para ter uma exposição de produtos mais eficiente como para operar com custos menores”, disse Nogueira.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Com a crise, brasileiro corta gastos e muda hábitos de consumo

Próxima Postagem

Empreendedorismo colaborativo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda
ESG

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025
Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Empreendedorismo colaborativo

Empreendedorismo colaborativo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.