A rede sueca de fabricação e venda de móveis Ikea está testando na Suíça um modelo de aluguel de móveis por assinatura. No plano, os clientes utilizam os móveis por um curto período e o devolvem. A empresa os recebe de volta, restaura-os e os dispõem novamente para aluguel.
O objetivo da ação, que segue formatos já existentes na área de moda, como o da marca Rent the Runaway, é aumentar a receita da companhia, diversificar seu modelo de negócio e garantir uma fonte de receita constante.
De acordo com a Ikea, o novo modelo de negócio é uma resposta às novas tendências de consumo. Os possíveis públicos para a novidade são os mais jovens e pessoas preocupadas com o impacto ambiental do consumo, já que os ciclos de vida dos objetos estão cada vez mais curtos.
A empresa sueca destaca que o modelo segue o conceito de “economia circular”, que promove a sustentabilidade a partir da circulação dos produtos. “O esforço não é apenas vender produtos, mas dar-lhes uma nova vida, um compromisso claro com a sustentabilidade e a reciclagem”, disse Torbjorn Loof, CEO da cadeia de móveis.
*Imagem reprodução