Num contexto de mercado extremamente desafiador e transformador, indústrias se reinventam constantemente para sobreviverem e se manterem competitivas.
Uma das premissas para operar nesse cenário é colocar o consumidor no centro do seu plano estratégico e a partir daí buscar o entendimento do comportamento e da jornada de compras dos seus clientes.
Com a omnicanalidade e o mundo digital amadurecendo em alta velocidade, percebemos que pesquisas, estudos e análises de mercado precisam priorizar a geração de insights de consumo que realmente viabilizem ações relevantes e de impacto aos seus clientes.
Já é sabido que todos buscam a melhor qualidade com o melhor preço, o famoso custo X benefício. Além disso, conveniência, praticidade, agilidade, serviços e uma compra sem fricção são valores que cada vez se tornam obrigatórios.
Mas o que é preciso para engajar e superar as expectativas desse novo omniconsumidor?
Para estimular reflexões, vamos considerar como exemplo o setor de materiais de construção por sua complexidade no que se refere ao domínio da jornada de compra desse segmento. Mapear, acompanhar, nutrir e impactar clientes que estão construindo ou reformando suas casas é uma tarefa extremamente difícil. Além dos aspectos técnicos, é um ciclo de compras com muitas etapas onde muitos influenciadores participam do processo.
Esses desafios “lá da ponta” tem forçado a indústria a o varejo a se movimentarem em busca de diferenciação e por uma proposta de valor mais completa para o mercado.
Quem visitou a Exporevestir, uma importante feira desse setor que aconteceu recentemente, presenciou os principais players do mercado se posicionando com ofertas cada vez mais integradas. Em outras palavras, mais do que produtos, as empresas levam ambientes que entregam uma solução completa que melhora percepção de valor dos influenciadores (arquitetos, decoradores e designers) aos próprios consumidores finais.
Obviamente que apesar da complexidade desse setor, a lógica de se levar solução, com linhas de produtos sinérgicas, mais integrados e prestação de serviços é um movimento que tem aderência e acontece em inúmeros setores. Tudo para conquistar o cliente e torna-lo mais fiel.
Porém para levar solução completa para seus clientes, a indústria deve passar por processo de revisão estratégica que significa muito mais do que ampliação de oferta ou portfolio. Dependendo dos objetivos, é preciso repensar modelo de negócios, distribuição, abordagem de vendas (com muita curadoria e conteúdo) e quem sabe até seguir movimento estratégico de se lançar ao varejo através de canais diretos com o consumidor. (falei sobre isso em outro artigo).
A provocação da mensagem é que independente da área de atuação, onde escalas e etapas de jornada de compra são completamente diferentes, é imprescindível um bom entendimento de quem é seu consumidor, o que ele procura em diferentes momentos de sua jornada de compra e principalmente o que é relevante para garantir sua satisfação.
O pano de fundo do jogo continua o mesmo: Competição cada vez mais acirrada e consumidor cada vez mais empoderado. Não perca o tempo do seu negócio e vivencie essa jornada o quanto antes.
NOTA: Considere apoio especializado para que sua iniciativa de diversificação e desenvolvimento de novos canais seja consistente. Nossos especialistas contribuem na definição da estratégia, no acesso aos cases nacionais/internacionais e principalmente no modelo do negócio mais apropriado para o momento e desafios da sua empresa.
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