Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

China: a combinação diferenciada de dedicação, senso de urgência e ambição

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
15 de abril de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

No início de setembro de 2014 faltavam apenas duas semanas para aquele que seria o maior IPO da história do varejo e da economia norte-americana. E num dos principais eventos privados do setor, o Fórum Global de Varejo, da Goldman Sachs, em Nova Iorque, absolutamente nenhuma menção foi feita ao Alibaba que duas semanas depois levantou US$ 21,8 bilhões, atingindo US$ 68 bilhões a ação e com isso teve seu valuation parametrado em US$ 168 bilhões. Hoje o valor da empresa se aproxima de US$ 490 bilhões.

Como tem acontecido nos últimos 23 anos o Fórum da Goldman Sachs é um ponto de encontro importante de investidores globais reunindo os principais operadores nacionais norte-americanos e internacionais, como usualmente acontece, para discutir presente e futuro do varejo com a lógica dos que têm seu negócio centrado no mercado financeiro: o que potencializa retornos no curto e médio prazo.

E apesar disso, nada, absolutamente nada, foi comentado sobre o ecossistema chinês, inicialmente de comércio eletrônico, e que em apenas vinte e poucos anos se transformou numa corporação global com seus negócios ampliados de forma tentacular. E que tem como meta chegar em 2020 a vendas de US$ 1 trilhão, como nos foi exposto por Jet Jing, vice-presidente do ecossistema na semana passada, em Hangzhou, sede da empresa na China.

Mas os planos do Alibaba não são muito diferentes dos de diversos ecossistemas de negócios que nasceram nos últimos vinte anos e que têm em comum entre si a integração virtuosa de dedicação, senso de urgência e ambição para converterem oportunidades em novos negócios desenvolvidos de forma convergente e integrados no que é possível integrar e independentes onde velocidade e foco sejam fundamentais.

Todos eles aportando um ativo intangível crítico para transformação radical dos negócios representado pelo conhecimento, relacionamento e acesso direto aos consumidores atuais e futuros para potencialização dos negócios.

Depois das Plataformas Exponenciais nascidas nos Estados Unidos, como Amazon, Google e outras, os Ecossistemas de Negócios têm a seu favor, como modelo de gestão, a maior flexibilidade, agilidade e autonomia para andarem mais rápido e buscarem conversão de novas oportunidades que se desenvolvam “greenfield” ou pela aquisição e incorporação de novos negócios.

Como aconteceu com o Hema, rede supermercados adquirida por Alibaba que acelerou sua expansão e a colocou como uma das principais redes do país, onde as vendas delivery significam mais de 50% das vendas totais das lojas.

Aproximadamente o mesmo percentual representado na 7 Fresh, rede desenvolvida pela JD e que também vive expansão acelerada.

Mas os exemplos poderiam ser ampliados com DJI, Didi, Tencent, Xiaomi, Huawei e vários outros, onde predomina esse trinômio de dedicação, senso de urgência e ambição que precipita a profunda transformação do mercado chinês e sinaliza o cenário futuro para todo o mundo.

As condições particulares e especiais envolvendo a China que incluem a população, tamanho do mercado interno, sistema político, estrutura de poder, urbanização, acesso e custo de capital, penetração da telefonia móvel e das vendas por internet, além de muitos outros fatores não possam ser encontrados, conjugados, em outros mercados, muito do que acontece por lá significa uma antevisão do mercado futuro e deveria ser fonte de inspiração para nos anteciparmos em nossa própria transformação.

NOTA: Durante o LATAM Retail Show, em agosto de 2019, no Center Norte, em São Paulo especial ênfase será dada às transformações que ocorrem na China e que irão impactar o mercado global incluindo rodadas de negócios envolvendo empresas de consumo, fornecedores  e varejistas chineses.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Nestlé lança acelerador de P&D

Próxima Postagem

Subway® anuncia expansão da parceria global com Tastemade

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Subway® anuncia expansão da parceria global com Tastemade

Subway® anuncia expansão da parceria global com Tastemade

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.