O Dia das Mães, que este ano será comemorado no dia 12 de maio, deve começar a contribuir para um aumento de tráfego e de vendas online já nas duas semanas que antecedem a data. De acordo com levantamento realizado pela plataforma de anúncios para a Internet aberta Criteo S.A., a data neste ano deve seguir tendências parecidas com as registradas em 2018.
A empresa analisou as transações online de 82 dos principais anunciantes do Brasil. Foram pesquisadas mais de 8,3 milhões de vendas concluídas em desktops, smartphones e tablets. Na ocasião, as categorias mais impactadas foram “Moda”, “Artigos para Casa” e “Grandes Varejistas” que registraram, respectivamente, altas de 27%, 17% e 11% nas taxas de conversão, cerca de 14 dias antes do evento.
“Estamos próximos de uma das datas mais importantes para o varejo no primeiro semestre e uma boa estratégia será fundamental para aproveitar todo o seu potencial. Para essas duas semanas que antecedem é importante investir na otimização dos canais mobile, em ferramentas de produtos patrocinados, retargeting e anúncios paid display para impactar o cliente no momento certo, gerando conversão. Lembrando que o ideal é traçar estratégias omnichannel que acompanhem o consumidor por toda a jornada de compra. Outra dica importante é pensar naquele consumidor que vai acabar deixando para comprar o presente na última hora”, explicou Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.
Este ano, a categoria “Moda” deve atingir o pico de vendas online na semana que antecede o Dia das Mães. Em 2018, as vendas aumentaram 23% nos quatro dias antes da data, em comparação com a média registrada em abril. No fim de semana da comemoração, o tráfego e as vendas tiveram queda de mais de 25%.
“Artigos para Casa” deve registrar um grande impacto nesta edição, já que produtos desta categoria tendem a ficar entre os mais populares para presentear. No ano passado, as vendas online tiveram seu ápice nos quatro dias anteriores à celebração, com aumento de mais de 50% em comparação com a média de abril. Cinco dias antes do evento, o tráfego cresceu 21%.
“Grandes Varejistas” devem se preparar para picos de vendas antes e depois da data. Na última edição, houve aumento expressivo de vendas quatro dias antes, com crescimento de 22% se comparado à média de abril. Mas logo após o evento, as vendas aumentaram 46%, alcançando seu ápice.
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