Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Lojas compactas, eficientes e rentáveis

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
16 de maio de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos

Marcas conceituadas do mercado já investiram muitos anos em operações suntuosas, em amplos espaços e excesso de funcionários.

No passado, quanto maior a operação maior o prestígio da marca e também sua rentabilidade. Essa época já passou e não deixou saudades. Ser grande já não é sinal de ser rentável e nem perene. Empresas inteligentes sabem que o acesso vale muito mais que a posse, e que grandes estruturas acabam sendo apenas custo pois tornam as empresas “pesadas” e lentas.

Equipes auto ajustáveis, espaços menores e mais eficientes, otimização da aplicação dos recursos e inserção de tecnologia para juntar todas essas frentes tornam-se mandatárias no mundo atual.

Algumas empresas já estão considerando adotar, mesmo que de forma empírica, a metodologia Lean. Uma metodologia que foi desenvolvida há mais de 30 anos pela indústria automotiva japonesa e que foi atualizada e ampliada para outros setores da economia.

Hoje, adotar a metodologia Lean significa modernizar as operações, ter agilidade nas decisões, testar mercados e produtos com rapidez, melhorar a experiência do consumidor, ganhar eficiência operacional nas unidades – com a redução de números de funcionários, logística mais eficaz, redução dos estoques e outros – e também alcançar novos consumidores em mercados antes proibitivos por não comportarem estruturas grandiosas.

Trata-se de uma poderosa ferramenta para melhorar os resultados da operação e que permite otimizar recursos e reduzir desperdícios e investimentos em atividades e estruturas que não geram retorno para a companhia.

Aqui no Grupo BITTENCOURT já adotamos o modelo Lean para alguns de nossos clientes, e aplicamos o que chamamos de Lean Concept, uma forma inovadora de desenvolver novos modelos de negócios que permitem uma expansão mais acelerada e com mais resultados.

E por ser um conceito otimizado, os modelos de negócios desenvolvidos com o Lean Concept acabam por serem viáveis em mercados menores, mas com potencial de consumo para as marcas. Como resultado, ainda se ganha uma nova camada de consumidores ávidos por novidades e prontos para consumir.

Muitas empresas fecharam nos últimos anos porque não deram a atenção efetiva à eficiência da operação e ao controle de custos, a introdução da atuação Lean é uma forma de suprir essa necessidade de revisão de padrões de negócios e ganho de eficiência.

Na prática, a empresa pode reduzir o espaço físico da loja uma vez que não precisa de grandes estoques, podendo oferecer os produtos por meio de prateleiras infinitas – ou seja, o e-commerce praticando na loja física – ou mesmo focando apenas na venda de seus best sellers. Pode reduzir equipes, fazendo que o vendedor desempenhe não apenas a função de vender o produto mas também a de fazer o checkout do cliente uma vez que tem a tecnologia como ferramenta para cobrar e finalizar a venda.

Essas são apenas algumas das formas de fazer com que a loja seja mais inteligente. Eu pergunto, o que você já fez para ser mais ágil e eficiente? Conte com o Grupo BITTENCOURT para otimizar sua expansão com um novo jeito de ser e de se fazer negócios.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Tramontina investe em lojas próprias para se aproximar do consumidor

Próxima Postagem

LATAM Retail Show terá representante da principal associação de varejo da China

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
LATAM Retail Show terá representante da principal associação de varejo da China

LATAM Retail Show terá representante da principal associação de varejo da China

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.