Peter Estermann, diretor presidente do GPA, será um dos destaques desta edição do LATAM Retail Show, que acontece de 27 a 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Ele será um dos speakers do painel “O cenário do varejo na atualidade: tendências, conceitos e insights”, ao lado de Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário e Paulo Correa, CEO da C&A Brasil.
Durante a apresentação, o executivo trará cases e um panorama do varejo brasileiro na atualidade; além de falar sobre as tendências que estão direcionando o mercado; os últimos conceitos que estão sendo colocados em prática em escala nacional e os principais insights para o futuro do varejo no país.
O GPA anunciou recentemente a aprovação da venda de sua participação na Via Varejo, empresa detentora das marcas Casas Bahia e Pontofrio, para Michael Klein, fundador das Casas Bahia. A companhia foi vendida por R$ 2,23 bilhões ou R$ 4,75 por ação.
O GPA detém 36,27% da Via Varejo e divulgou um comunicado informando que se realizar a venda das ações, Klein apresentará individualmente e junto com investidores uma ou mais ordens de compra para adquirir todas as ações do negócio.
Com a negociação, Klein deverá reassumir o controle da companhia depois de dez anos da fusão com o GPA. A família Klein possui, atualmente, 25,43% da empresa e irá se unir a fundos de investimento para realizar a compra. A Via Varejo também estará à disposição de outros investidores que desejem comprar ações, sendo assim, o negócio ainda não foi inteiramente fechado com os Klein.
Para Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da GS&Consult, a negociação já vinha sendo emoldurada há algum tempo. “O Casino vem se movimentando para se desfazer dos negócios que não são ligados à área de alimentação. O Klein sempre se manteve ligado à empresa e estava atento ao desejo do GPA de vender a Via Varejo”.
O Casino tentou vender a parcela da Via Varejo que pertencia ao GPA, mas não conseguiu compradores até o momento em que foram iniciadas as negociações com Michael Klein. Para tornar a venda mais fácil, o estatuto da empresa foi mudado, com a retirada de uma cláusula que obrigava detentores de mais de 20% da empresa a fazer uma oferta pública de ações.
O LATAM Retail Show também abordará outros temas relevantes, como: evolução do varejo, ecossistema de negócios da China, omnichannel, cultura, liderança, inovação, jornada do consumidor, data analytics, mercado imobiliário, shopping center, strip malls, estratégia de distribuição, meios de pagamento, blockchain, big data, entre outros.
* Imagem reprodução