Um negócio eficiente tem custos reduzidos, ao mesmo tempo em que consegue o máximo de produtividade, aprimorando processos e reduzindo o desperdício em todas as esferas da empresa. Tudo isso sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. No caso das franquias, o desafio é ainda maior porque inclui lidar com vários negócios, com diferentes donos, unificados sob uma mesma bandeira.
Para tratar deste tema desafiador, Marcos Tadeu, diretor de Expansão da Riachuelo e Bruno Brasil, gerente Nacional de Franquias da Reserva irão participar do painel “Eficiência operacional e potencialização dos resultados nas redes de negócios”, com a curadoria de Lyana Bittencourt, sócia-diretora do Grupo BITTENCOURT.
A Riachuelo iniciou em 2007 um modelo de transformação da companhia para o chamado fast fashion. As peças mais básicas, como camisetas e jeans passaram a ser produzidas na China, mas a maior parte da produção permaneceu no Brasil. No formato, a empresa passou a substituir coleções inteiras em semanas ou, até mesmo dias, de acordo com o interesse dos consumidores.
As peças são produzidas a partir do desempenho das vendas, ao contrário do que era feito anteriormente, quando a maior parte da coleção era fabricada antes de ela ir para as lojas. Além disso, as unidades da rede não recebem lotes iguais de produtos. A distribuição das peças é feita de acordo com as vendas. Assim, a empresa consegue reduzir o desperdício e a necessidade de realizar promoções para desovar o estoque encalhado.
A marca Reserva aposta no omnichannel, com estoque panorâmico e pick-up in store, dando aos clientes a possibilidade de comprar online – na página da Reserva no Mercado Livre – e retirar na loja. As unidades da marca procuram ser pontos de lazer para o cliente, onde ele passa algum tempo, conversa com o vendedor, toma uma cerveja e faz uma compra (ou não).
O foco das lojas é proporcionar uma boa experiência para o consumidor. Um dos diferenciais é oferecer em algumas unidades o “Faça Você”, uma estação com maquinário que possibilita que o cliente faça o seu próprio produto, que fica pronto na hora. Há também uma oficina, onde o cliente pode fazer uma camisa sob medida, para recebê-la em 15 dias.
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