Em constante expansão, o segmento de Outlets no Brasil tem se consolidado e já corresponde a 17% dos shoppings especializados do país, segundo o censo realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce. Se destacando junto ao mercado, o Porto Belo Outlet Premium apresenta dados expressivos no primeiro semestre de 2019, com aumento de 29% em vendas e crescimento de 9% do fluxo do mall, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
As estatísticas podem ser justificadas por fatores como a ampliação de marcas relevantes do setor, com descontos reais em produtos de qualidade premium durante todo o ano, além da oferta de espaços e atrações de entretenimento para toda a família, que tornam o mall um ponto turístico completo.
Empreendimento do Grupo Tacla, o Porto Belo Outlet Premium foi projetado com foco na inovação. É o primeiro do Brasil no modelo 100% norte-americano, erguido no formato village com amplos corredores a céu aberto e paisagismo com árvores nativas e frutíferas.
Além de se consolidar como o principal centro de compras do litoral catarinense, o mall tem ampliado o conceito de Outlet Center, focando também no entretenimento e oferecendo atrações como o Museu da História do Futebol, com o maior acervo das Américas e projetos como o Via Play Fun Park e atividades do Quintal Brincar, que permitem que o mall se torne passeio de destino para toda a família, inclusive com espaços pet friendly.
Esse calendário de atividades tem refletido em maior movimentação do setor, com circulação média de 2 milhões de pessoas e mais de 550 mil veículos só nesse primeiro semestre.
O mix de lojas também é focado no segmento familiar, com diversidade de produtos e mais de 200 marcas nacionais e internacionais no setor esportivo, infantil, decoração e entretenimento. No primeiro semestre grandes marcas inauguraram, como Clube Morena Rosa, Lugano Chocolates e Chenson Outlet.
Com 98% de taxa de ocupação registrada, a expansão do mall já se projeta com mais de 5 mil metros quadrados de ABL e 23 novas lojas. Entre elas, marcas como Doc Dog, Bug Bee, Recco Lingerie e O Boticário, que instala sua primeira loja física em formato Outlet do Brasil.
Mais do que um centro de compras, o Outlet tem implantado também o conceito de placemaking, que estimula uma maior interação entre as pessoas e propõe a transformação dos pontos de encontro em lugares mais agradáveis e atrativos.
“Apesar da sua principal vocação ser o conceito de Outlet Center, o Porto Belo Outlet Premium vem com um papel social ainda maior. A alta densidade demográfica em sua área primária faz com que ele seja referência em compras para aproximadamente 200 mil habitantes das cidades de Porto Belo, Tijucas e Itapema. O qual se potencializa com o mix desejado e planejado para atingir também mais de 22 milhões de turistas que visitam o litoral catarinense todos os anos”, destaca o superintendente do mall, Michael Domingues.
Sustentabilidade
A consciência de gerar o menor impacto possível ao meio ambiente também é uma das prioridades do grupo. No início do ano, a instalação de 1995 placas fotovoltaicas colocou o Porto Belo Outlet Premium na posição de primeiro mall do país a gerar 100% da energia consumida pela área comum. A preocupação vai além da economia, pois o ganho em sustentabilidade provoca menos emissão de CO2, equivalente ao plantio de 305 árvores.
Este é o segundo maior sistema de energia solar do Estado. O layout do mall também permite um maior aproveitamento da luz natural e possui iluminação 100% em LED, cujas lâmpadas são capazes de oferecer até 50% de economia no consumo de energia e têm maior durabilidade.
Ainda com o princípio de preservação, o mall investiu em Estação de Tratamento de Efluentes própria, com capacidade de tratar todo esgoto gerado pelo Outlet, despejando apenas água limpa na natureza. “Todo lodo gerado nesse tratamento de efluente é recolhido em um tanque especial e a cada seis meses destinado a local apropriado para ser utilizado como matéria prima para adubo”, explica Domingues.
O empreendimento possui também dois poços artesianos com a finalidade de diminuir o consumo da água tratada e por consequência diminuir a utilização de produtos químicos para o tratamento da água proveniente da concessionária.
A água oriunda desses poços é de aproximadamente 40% do total da água consumida no Outlet e é utilizada na irrigação do jardim, nos banheiros (vasos sanitários e mictórios) e para limpeza do piso e do estacionamento do Outlet.
* Imagem: José Somensi