De acordo com dados divulgados recentemente pela Research and Markets, a expectativa é que o mercado de leites vegetais cresça anualmente 4,91% até 2024 e ultrapasse o valor de 12,1 bilhões, globalmente.
No Brasil, de acordo com a consultoria Euromonitor International, o mercado de produtos alternativos aos laticínios cresceu 51,5% no ano passado, consolidando a ampla mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros nos últimos anos. Em linha com essa tendência, a marca Iracema, que está no mercado desde 1943, está se renovando e apostando na renovação de seu mix de leites vegetais.
As bebidas, que estão nas gôndolas desde 2017, passaram por uma reformulação de receita, se adaptando melhor ao paladar dos brasileiros e seguindo o conceito clean label que está associado à ingredientes mais naturais e facilmente reconhecidos pelo consumidor.
A linha, que já conta com os sabores Castanha de Caju e Amendoim, foi ampliada oferecendo também as opções Amêndoa e Mix (amendoim, castanha de caju e amêndoa), em embalagens de 1L. As bebidas são 100% naturais, sem adição de açúcar, espessantes, estabilizantes, aromas ou corantes artificiais e são adoçadas com adoçantes naturais.
Com as mudanças nos produtos que chegam às gôndolas, somado à recente renovação visual da marca, Iracema projeta um crescimento em 2019. A expectativa é que o faturamento dos leites triplique, em relação ao ano passado, e a linha de nuts alcance crescimento de 30%, frente ao crescimento de 15% registrado em 2018.
Das prateleiras para a mesa
De acordo com pesquisa “Estilos de Vida 2019”, divulgada pela Nielsen, as pessoas estão cada vez mais atentas ao que comem e em busca de produtos que agreguem saudabilidade à rotina. O estudo aponta que mais de 50% dos entrevistados reduziu o consumo de gordura (57%) e sal (56%) na alimentação.
Em paralelo, 64% dos pesquisados afirmam seguir alguma dieta que limita ou proíbe o consumo de determinados produtos ou ingredientes. Desses, 44% gostariam de ter mais opções de produtos orgânicos, 26% adotaram uma dieta livre de glúten e 15% não consomem lactose.
Para Felipe Abramides, diretor de marketing de Iracema, a marca busca se renovar aliando tradição e reconhecimento no mercado à inovação. “Queremos que Iracema esteja cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros que se importam com a alimentação. Com as novidades, passamos a ofertar um mix bem completo de nuts e leites vegetais para consumidores que não queiram ou não possam consumir proteínas de origem animal”, ressalta Abramides.
A marca integra o portfólio da Globalbev desde 2015. Neste ano, a empresa ampliou em 50% seus investimentos em marketing e trade, sendo que Iracema recebeu a maior fatia desta conta.
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