Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Surpreendente e Inspirador

Redação de Redação
24 de novembro de 2014
no Artigos
Tempo de leitura: 5 minutos

Uma primeira visita a Dubai e Abu Dhabi a gente nunca mais esquece. O mínimo que se pode dizer é que sua visão pessoal da região e o que acontece por lá nunca mais será a mesma. Tudo é maiúsculo, planejado com visão e precisão e o mais surpreendente é que feito por pessoas que não muito tempo atrás eram beduínos vivendo no deserto. E sem nenhum demérito, pelo caso, é ainda mais importante para buscar melhor entender o incrível processo de desenvolvimento e amadurecimento que vive a região e aprender a respeitar e valorizar o que tem sido feito.

A visão distante tenderá a simplificar conclusões relacionando tudo ao rico mundo do petróleo mas o que pode ser aprendido vai muito além dessa primeira evidente constatação.

Tem muito a ver com planejamento, modelo de liderança, visão de longo prazo, busca da melhoria contínua, recrutamento dos melhores talentos e, pode surpreender, tem a ver com a própria religião.

As duas são cidades do Emirados Árabes construídas do praticamente nada e, cada uma a seu jeito, vivem seu boom a partir da economia do petróleo, porém seus líderes, de forma inspiradora e ambiciosa, se propuseram a fazer da riqueza obtida da extração o passaporte para uma economia baseada em comércio e serviços, redesenhando estrategicamente a região e preparando para um outro futuro.

Que cidade no mundo desenha um projeto que pode reunir um empreendimento de 27 milhões de m2 de área envolvendo edifícios comerciais, residenciais e casas (estimativa de 145 mil habitantes), shopping center, praias públicas e privadas, áreas de lazer e entretenimento e, no mesmo projeto, um Museu Guggenheimque inauguraem 2017 e um Louvre, que já abrirá em 2015 e mais o principal museu nacional Zayed, dois hotéis, o St Regis e Park Hyatt e mais um campus da New York University, como o que está sendo na ilha Saadiyat em Abu Dhabi pelo consórcio TDIC – Tourism Development & Investment Company ? Esse projeto foi concebido em 2007 e faz parte de um planejamento estratégico maior desenvolvido com o nome de Visão 2030. Por si só isso já seria uma forte inspiração.

Na própria Abu Dhabi também acaba de ser inaugurado mais um shopping com 2,7 milhões m2 e 370 lojas, o Yas Shopping com as mais importantes marcas de todo o Mundo, uma arquitetura única, aberta, interativa e diferenciada, coincidentemente no autódromo integrado ao empreendimento e na mesma semana que ocorre a etapa final do Campeonato Mundial da Fórmula 1, com a decisão do ano acontecendo nessa corrida.  Simples coincidência ? Seguramente não, pois os exemplos de planejamento e visão são eloquentes demais para algo ser creditado ao acaso.

Em Dubai alguns dos maiores empreendimentos imobiliários globais brotaram do deserto por conta da ambição e visão de desenvolver um destino turístico e de negócios que criasse uma nova realidade econômica complementar àquela emergente do petróleo.

Nesse contexto surgiu o mais alto edifício do mundo o Burj Al Khalifa, com residências, escritórios, o hotel Armani e integrado ao Dubai Mall com mais de 1200 lojas com praticamente todas as marcas mais importantes do varejo global, inclusive com uma franquia da Havaianas, e um aquário de impressionantes dimensões e mais uma pista de patinação e um bazar coberto tradicional, o Souk, que criaram um dos maiores centros de compras e entretenimento no mundo.

Todo esse complexo, onde agora está sendo construída a Ópera House,  é circundado por um lago que reproduz diariamente os mesmos shows das fontes do Bellagio em Las Vegas,  porém tudo em escala um pouco maior e onde, no quarto do hotel você assiste o show e o som interno traz exatamente a mesma música que é tocada para o público que se reúne para assistir o espetáculo. Tecnologia a serviço da experiência.

Na mesma cidade o Mall of Emirates é considerado um dos maiores shoppings centers  em área em 4 andares com ABL de 234 mil m2, mais de 550 lojas, 11 ancoras e 97 restaurantes, integrado com dois hotéis, um Sheraton e o Kempinsky e mais o Magic Planet, um centro de diversões e entretenimento e, para dar o tom da diferenciação, além de uma impressionante lista de algumas das mais importantes marcas de varejo e serviços, possui o Ski Dubai um complexo com cinco pistas de esqui indoor com temperatura mantida a três graus e implantada à beira do deserto além do DUCTAC, um centro integrado de teatro e artes

Ainda em Dubai, o mais emblemático hotel moderno, o Burj Al Arab , implantado há 15 anos numa ilha artificial e centro de alguns dos maiores eventos mundiais por sua proposta absolutamente diferenciada que inclui também um imenso aquário para criar a ligação com o espaço exterior e à pouca distancia da Palm Island, complexo imobiliário implantado artificialmente em duas ilhas que formam o desenho de uma palmeira com hotéis, restaurantes e  residências com valor atual na faixa de US$ 10 milhões, propriedade de locais e estrangeiros que preferem aproveitar o destino para habitação, suas férias ou entretenimento .

Definitivamente pensar pequeno não faz parte da cultura local atual.

E tudo isso em cidades que têm apenas 30% da população local, os “emirati” para quem é oferecido de graça educação, assistência médica e habitação em projetos que podem ter casas com 2 a 4 quartos para satisfazer as demandas de seus moradores. Importante lembrar também que a população total das duas cidades soma menos de milhões de habitantes e que apenas 5% da água é natural e 95% é desalinizada. Talvez tenhamos que começar a pensar nessas soluções ante o cenário atual em São Paulo !

As cidades são absolutamente limpas, cuidadas, com nenhum grafite, arborizadas, apesar do clima hostil, e com uma proposta urbanística que privilegia a mobilidade e com uma arquitetura dominada pela grandiosidade e modernidade dos projetos. E mais importante, com uma população que respeita as coisas públicas e comunitárias e que, apesar das imensas diferenças culturais e religiosas, valoriza o convívio e a troca de ideias.

Os espaços públicos, incluindo aeroportos, metrô, centros de arte e áreas comerciais são modernos, cuidados, planejados e respiram modernidade, planejamento e ambição na sua realização.

É preciso respeitar e aprender quando se mescla de forma virtuosa pensamento econômico e político com empreendimentos comerciais, cultura, visão, globalização, informação e lazer. E acima de tudo a ambição de pensar a longo prazo e integrar desenvolvimento econômico, social e educacional com o bem estar da população.

E é surpreendente, intrigante e deve nos fazer pensar muito mais, o desenvolvimento de projetos de longo prazo, com propostas estratégicas que mesclam as melhores e maiores competências em cada área para criar algo focado no futuro. Coisas que definitivamente nos fazem muita falta no Brasil atual.

De forma humilde e respeitosa é preciso reconhecer que uma primeira visita à região não se esquece e pode mudar muito a sua forma de pensar.

Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Saiba como aproveitar a mudança de comportamento do consumidor

Próxima Postagem

Varejo espera faturar R$ 1,2 bi com Black Friday

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Próxima Postagem

Varejo espera faturar R$ 1,2 bi com Black Friday

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.