Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Como olhar para o futuro do consumo? Um exercício metodológico atual

Célio Martinez de Célio Martinez
27 de agosto de 2019
no Eventos, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), as competências adquiridas com autoconhecimento e desenvolvimento em ambientes complexos são muito mais valorizadas do que as aprendidas na escola. Fabiana Mendes, sócia-diretora da GS& Friedman, fez a curadoria da palestra. Ela destaca que “saber lidar com a incerteza é uma vantagem, que nos prepara para o futuro e facilita o pensamento criativo”.

Criar negócios sustentáveis e humanizados que agreguem valor social e expandir o pensamento criativo passa por questionar o status quo, pensar fora da caixa e no que as empresas têm valorizado muito mais.

A Natura acredita que a diversidade é muito importante, assim, preza para que seus funcionários estejam de acordo com a cultura criada e defendida por ela.  O grupo está presente em 9 países, possui 100 milhões de consumidores e 6,9 mil colaboradores no mundo.

Segundo Mariana Talarico, diretora global de desenvolvimento organizacional da marca, os quatro pilares fundamentais da Natura são: toda a experiência precisa ter essência, relacionamento e consultoria  são imprescindíveis, é necessário que haja tecnologia a serviço do consumidor e, por fim, sustentabilidade. Ela ressalta que a missão da empresa é “transformar pessoas que transformem o mundo”.

Vanessa Lobato, vice-presidente de Recursos Humanos do Banco Santander, defende que a visão verticalizada dos bancos já ficou para trás. Segundo ela, líderes que dão o exemplo e rituais seguidos por todos os funcionários de uma empresa são primordiais para o novo modelo de negócio bancário: “além de mesas ágeis, é fundamental um pensamento ágil”.

O consumidor mudou e a forma de consumir, também. Com essa transformação, as empresas precisaram se reinventar. O RH é parte fundamental de uma empresa e não se pode cair na armadilha da automatização de processos. Rita Pelegrino, diretora de recursos humanos do grupo BRF, destaca: “segurança, qualidade e integridade” são os pilares da marca.

Para finalizar, Mário Gazin, fundador do grupo Gazin, abriu espaço para falar sobre as dificuldades que todas as empresas enfrentam. Ele defende que estar próximo ao funcionário faz com que ele sinta “respeito, lealdade e admiração” por quem o lidera.

Empresas buscam tecnologia para integrar usuários e proporcionar experiências. O futuro agrega e oferece oportunidades, então, a tomada de decisão puramente racional já acabou. Hoje, acontece algo muito mais intangível, que toma lugar nas empresas: a intuição. Ao grande líder cabe empatia e capacidade de ouvir para que haja uma análise tanto de dados quanto de fatos. O equilíbrio de razão com emoção é o que nos diferencia, hoje, das máquinas.

* Foto: Terassan Fotografia

Postagem anterior

Restaurantes apostam em tecnologias para continuar crescendo

Próxima Postagem

Sportlab é a nova empresa do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza

Célio Martinez

Célio Martinez

Executivo com mais de 20 anos de experiência em Marketing e passagem por grandes empresas, como Roldão, Ambev e Camargo Corrêa.

Relacionados Posts

Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem
Inovação

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%
Economia

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café
Economia

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA
Economia

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição
Notícias

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história
Economia

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
Sportlab é a nova empresa do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza

Sportlab é a nova empresa do ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.