Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Inovação não é sobre tecnologia. É sobre transformação

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
4 de setembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos
Latam Retail Show 2021: Cultura organizacional é tema de uma das trilhas do evento

No primeiro semestre desse ano, as vendas de veículos no país cresceram 12% e os licenciamentos subiram 9% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a ANFAVEA, associação que reúne os fabricantes de veículos automotores.

Detalhe: parte importante desses veículos foi comercializada para locadoras de automóveis. Para você entender a importância desse movimento, basta dizer que as locadoras, que respondiam por 11% dos emplacamentos em 2016, foram responsáveis por 19% dos carros adquiridos no mercado nacional  no ano passado.

Sabe para quem as locadoras estão alugando esses automóveis? Acertou quem apostou nos motoristas de aplicativos. Esses profissionais já representam 15% das locações, de acordo com a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis.

Resumo da ópera: a mudança no hábito dos consumidores afetou a dinâmica, mas não necessariamente os resultados das empresas relacionadas ao mercado automotivo. Os fabricantes estão vendendo mais veículos e as locadoras alugando mais carros, embora não necessariamente para os mesmos clientes de antigamente.

Fenômeno parecido acontece em diversos setores. Quer outro exemplo? Apesar de muitas pessoas terem simplesmente deixado de comprar CDs ou pagar por download de música, o mercado fonográfico tem motivos de sobra para sorrir de orelha a orelha. No Brasil, as receitas do setor de música gravada subiram 15,4% entre 2017 e 2018 – e nada menos do que 69,5% desse valor vieram de serviços de streaming. Ou seja, os consumidores não pararam de consumir música e a indústria não parou de vender. No entanto, isso acontece hoje de um jeito bem diferente do que no passado. Os números são do Pró-Música Brasil.

Quando pensamos na indústria da moda, tão importante para o mix dos shopping centers, algo semelhante parece acontecer, pelo menos lá fora. Dados de um estudo divulgado pelo site ThredUP mostram que a quantidade de itens de vestuário no armário dos americanos caiu de 164 peças em 2017 para 136 esse ano. Sabe por quê? Tem mais gente alugando roupas ou vendendo os itens do armário antes de comprar outras peças, muitas vezes também usadas.

Estima-se que o varejo de vestuário deva crescer 3% ao ano nos próximos cinco anos, enquanto o mercado de roupas usadas dará saltos anuais de 16% no mesmo período. Não é a toa que marcas como Urban Outfitters, Banana Republic e até a tradicional Bloomingdale’s estão entrando de cabeça no promissor negócio de venda de assinatura de roupas, que permite que as clientes peguem emprestada determinada quantidade de peças, devolvendo após usar.

Durante a NRF deste ano, Rodney McMullen, CEO da Kruger, disse uma frase impactante: “Os clientes sempre irão comer. O que mudou é o que vão comer e como farão isso”. Ele está certo e sua previsão não se limita, como vemos, ao mundo da alimentação. Serve para quase tudo, inclusive para o universo dos shopping centers, que continuam recebendo todos os dias um exército de frequentadores, não necessariamente para fazer compras nas lojas. As pessoas não estão deixando de consumir. Elas apenas estão fazendo isso de um jeito diferente.

Precisamos aceitar que existe um mundo novo lá fora, habitado por pessoas com novos hábitos e motivações. Essa novidade exige que todos nós renovemos nosso modo de pensar, deixando de lado velhos truques e ideias do passado, que não funcionam mais. Para sobreviver, precisamos entender que inovar não se limita a adotar novas tecnologias, mas sim encarar de frente o desafio da transformação e incorporar novas maneiras de fazer negócios.

Afinal, como dizia o mestre Einstein, “a definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Condor anuncia super promoção para estimular as vendas nos seus 90 anos

Próxima Postagem

Entrevista exclusiva: Mark Greeven comenta os desafios da China

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público
Foodservice

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo
Varejo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
Próxima Postagem
Entrevista exclusiva: Mark Greeven comenta os desafios da China

Entrevista exclusiva: Mark Greeven comenta os desafios da China

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Shell Café chega a 200 unidades no Brasil e aposta em expansão regional

Shell Café chega a 200 unidades no Brasil e aposta em expansão regional

3 de junho de 2025
Grupo Carrefour abre 565 vagas para cargos operacionais em lojas no Estado de São Paulo

Grupo Carrefour abre 565 vagas para cargos operacionais em lojas no Estado de São Paulo

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.