Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Formação de líderes, questão de inspiração

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
6 de setembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos

Os cenários competitivos em que as empresas se encontram aumentam cada vez mais o desafio do desenvolvimento de lideranças em suas organizações. É preciso ter um time cada vez maior de profissionais que tomem decisões de forma ágil e que tragam resultados diferenciadores – que façam diferença e não sejam apenas diferentes – aumentando a capacidade competitiva das corporações.

Muitos investimentos são alocados em cursos, treinamentos e programas de formação de lideranças. Essas são ferramentas essenciais para iniciar a base de formação de líderes, mas acabam se limitando a compartilhar conhecimento sobre conceitos de estilos de liderança e valores corporativos, além de desenvolver habilidades em ambientes e simulações controladas. Avaliações de diversos formatos são utilizadas para dimensionar o potencial de liderança de cada “candidato a líder”. Mas será que esses investimentos realmente formam lideranças?

O que falta para que tenhamos profissionais assumindo a liderança? Atitude! O que vale todo conhecimento e prática em ambientes simulados e controlados se, no momento da verdade, as atitudes não aparecem?

Aqui cabe reflexão sobre o que é ser líder. James C. Hunter escreve em seu best-seller “O Monge e o Executivo” – livro de cabeceira de executivos de todas as partes do mundo que buscam o autodesenvolvimento da liderança – que ser líder é servir, oferecer conhecimento e focar no desenvolvimento daqueles que estão ao seu redor.

Talvez esteja aí o principal fator que iniba comportamentos de liderança dos candidatos a líder: esperar que seus líderes lhe deem os caminhos para então adotarem as atitudes. Eles acabam mais uma vez sendo liderados e executando as estratégias semi-prontas vindas das mentes “brilhantes” de outros profissionais, geralmente em cargos superiores aos seus. Como assumir a liderança se ainda sou servido? E assim as corporações continuam dependendo de seus líderes servidores já desenvolvidos.

Assumir postura de líder requer inspiração. Requer exemplo. Convido você a resgatar em sua memória a figura de um líder. Pense nesse momento em um líder!  É muito provável que você tenha pensado em alguém da história mundial ou de sua história pessoal que tenha lhe transmitido valores em algum momento da vida. Alguém que tenha contribuído para sua formação e que tenha inspirado você a adotar atitudes, as quais você estava certo de que lhe trariam êxito e sucesso. Esta aí uma das melhores soluções para as empresas formarem novas lideranças. Ter líderes inspiradores.

Líderes inspiradores são aqueles que deixam marcas. Líderes que estão presentes mesmo quando ausentes. Líderes que, ao invés de direcionarem os outros para as soluções que têm em suas mentes, provocam novas soluções inovadoras nas mentes de quem os cerca. Que admiram quando outros pensam em algo que jamais pensaram. Que reconhecem a diversidade como fator de crescimento. Que buscam o crescimento mútuo. Que quando crescem, levam outros junto.

O líder inspirador não depende de cargo e muitas vezes não valoriza hierarquia, apesar de reconhecer a importância da existência dela na empresa. Ele simplesmente existe. Sua existência faz com que outros sintam segurança e adotem atitudes com a certeza de que estão indo no caminho certo. É reconhecido como líder quando pessoas, inspiradas em suas atitudes, agem e depois declaram que fizeram assim pois acreditavam que seria assim que ele, líder inspirador, agiria.

O líder inspirador tem aspectos paternalistas, mas não é um paternalista-protetor. Apresenta a característica mais natural da paternidade: a missão de ver seus filhos vencerem e ganharem o mundo. Fica preocupado com cada passo que seus pupilos dão, principalmente os primeiros passos sem apoio, mas sempre demonstram confiança de que serão bem sucedidos.

O líder inspirador não forma equipe, forma família, forma geração, forma dinastia de profissionais, forma novos líderes que garantem a sustentabilidade dos valores humanos e corporativos das empresas. Forma agentes de inovação, transformação e mudança. O que mais uma empresa pode querer?

Se você já teve um líder inspirador, sorte de quem está ao seu lado!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Verde Campo celebra 20 anos como referência nacional em alimentos naturais e saudáveis

Próxima Postagem

São Paulo recebe a primeira loja própria da Multilaser

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
São Paulo recebe a primeira loja própria da Multilaser

São Paulo recebe a primeira loja própria da Multilaser

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.