Uma marca de óculos que reflete estilos de vida. A Chilli Beans nasceu em 1997 e ganhou seu lugar no mercado trazendo a inovação como característica de sua cultura. O fundador da marca, Caito Maia, está confirmado no 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, promovido pelo Grupo BITTENCOURT. No dia 2 de outubro, Maia aborda a “Inovação, engajamento e pimenta” da Chilli Beans, fechando com chave de ouro o evento.
“É uma marca ícone quando se fala de inovação e revolução nos negócios. Foi ela que mudou o mercado de óculos de sol e assessórios permitindo que os consumidores pudessem interagir com os produtos de forma direta sem a barreira dos balcões das óticas tradicionais. Isso mudou tudo”, explica Caroline Bittencourt, diretora de Inteligência de Mercado da BITTENCOURT.
Outra característica forte na empresa é a liderança exercida por Caito Maia. “Ele faz questão de se manter próximo das equipes e dos franqueados mesmo com uma rede de mais de 850 lojas. Não é incomum encontra-lo visitando todas unidades no que ele chama de ‘turnês’ e esse engajamento com a marca é visto também no time das lojas que chegam até a tatuar a marca corpo. Vai ser um encerramento do Fórum com uma energia extraordinária”, complementa Caroline.
A marca tem faturamento em torno de R$ 650 milhões. A Chilli Beans tem como características produto com conceito de moda, a inquietude, os lançamentos semanais e a capacidade de dialogar com o público de maneira direta. Atualmente conta com mais de 800 pontos de venda no Brasil, EUA, Portugal, Kwuait, Colômbia, Peru, México, Tailândia e Bolívia.
“Na Chilli Beans, não nos importamos com a sexualidade, religião, raça, corpo, gênero, ou qualquer característica que possa ser considerada preconceituosa. Desde a fundação, fiz questão de dar oportunidade para todos os tipos de pessoas trabalharem junto com a gente, pois acredito e sempre vou acreditar no potencial do ser humano e isso se reflete no público”, destaca Caito Maia.
“Somos referência de marca inovadora, sempre nos preocupamos com a opinião do nosso público e oferecemos uma grande diversidade de produtos com design moderno, arrojado, que não se encontra em outras marcas e ainda a um preço justo. Fazemos parcerias com estilistas, músicos e artistas, no geral, nas coleções assinadas, além de ter algumas coleções licenciadas. Todas fazem a cabeça dos nossos clientes e isso sempre vai fazer parte do DNA”, explica Caito.
O engajamento do público pode ser percebido em iniciativas como o Chilli Mob Cruise, cruzeiro anual em parceria com a MOB Produções. A ação inovadora surgiu com ideia de reunir a indústria da moda para uma conferência em alto mar com direito a muita música. O sucesso acabou tornando o evento um produto. Na edição de 2019, o Chilli Mob Cruise foi aberto ao público pela primeira vez.
Desde 2014, a Chilli Beans vem expandindo seu portfolio apostando nas armações para óculos de grau, relógios e acessórios. A expansão não parou por aí. Em junho, a marca lançou a Ótica Chilli Beans, no Shopping Cidade São Paulo, sua primeira ótica 100% voltada aos óculos de grau.
O novo negócio atua somente com óculos de prescrição, com foco na qualidade e variedade das armações e lentes das principais marcas do mercado. Além disso, os modelos exclusivos e atendimento personalizado ao cliente permanecem. O cliente conta com o auxílio de um consultor e poderá escolher entre as diversas opções de lentes e finalizar a compra através de um tablet, sem necessidade de se dirigir a um caixa convencional.
O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios acontece nos dias 1 e 2 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo. Em nove edições, já recebeu mais de 9 mil executivos, dentre CEO’s, diretores e gerentes, de 2 mil empresas, incluindo as maiores redes de franquias e negócios do país. Dentre os palestrantes confirmados estão Frederico Trajano (CEO do Magazine Luiza), Chieko Aoki (fundadora e presidente da Blue Tree Hotels), Renata Moraes (vice-presidente do Grupo CRM), Augusto Lins (presidente da Stone), Cícero Hegg (diretor e fundador da Tirolez), Caito Maia (fundador da Chilli Beans) e Cláudia Velzzi (diretora comercial da Rappi).
* Imagem reprodução