Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Lojas 'híbridas' crescem o dobro dos hipermercados

Redação de Redação
8 de dezembro de 2014
no Destaque do dia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O atacado de autosserviço, também conhecido como atacarejo, que vende grandes volumes de itens de alimentação e de higiene e limpeza tanto para consumidor final quanto para restaurantes, pequenos supermercados, escolas e escritórios, cresce num ritmo que é o dobro do registrado pelos hipermercados e supermercados.

No ano passado, as 267 lojas de atacarejo espalhadas pelo País venderam R$ 31 bilhões, com expansão de 24% em relação ao ano anterior, segundo dados do ranking da revista Supermercado Moderno, elaborados pela consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza. No mesmo período, o faturamento dos hipermercados aumentou 10,2% e somou R$ 61 bilhões em 2013, enquanto os supermercados, com vendas de R$ 207 bilhões, cresceram 12,5%.

O avanço do atacarejo em relação a outros formatos de lojas continuou neste ano. De janeiro a julho, a frequência de compras dos consumidores nas lojas de atacarejo aumentou 9% em relação ao mesmo período de 2013, enquanto houve um recuo de 1% nos hipermercados e crescimento de apenas 3% nos supermercados, segundo o presidente do Atacadista Roldão, Ricardo Roldão.

Para ele, um número crescente de consumidores está recorrendo ao atacarejo porque esse canal de vendas é mais competitivo em 69% dos itens. “O atacado de autosserviço deve superar, no máximo até 2016, as vendas dos hipermercados”, prevê.

Ascensão. O consultor Marcos Gouvêa de Souza, sócio da GS&MD, diz que o formato de loja de atacarejo não atingiu a maturidade e acredita que o faturamento do segmento vai continuar em ascensão.

Para o consultor da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, Eugênio Foganholo, o atacarejo está assumindo o papel desempenhado pelos hipermercados no passado, em períodos de inflação alta. Nessa época, os consumidores frequentavam esse tipo de loja em busca de preços mais baixos.

Ocorre que nos últimos anos o atacarejo caiu no gosto do consumidor porque consegue vender com preços mais competitivos em comparação aos hipermercados por causa dos grandes volumes de mercadorias negociadas e pelo fato de ter custos mais baixos do que os hipermercados.

Nas contas do consultor da Mixxer, a despesa operacional das lojas de atacarejo, que não oferecem praticamente nenhum serviço, como sacolas e empacotadores, por exemplo, é de 14% do custo dos produtos. Nos hipermercados, no entanto, sobe para 17% e, nos supermercados, chega a 20%.

Outro ponto que remete o atacarejo de hoje ao hipermercado dos anos 1980 é que, naquela época, o hipermercado conseguia ter preços competitivos por causa da engenharia financeira desse modelo de loja. Na época, os hipermercados vendiam praticamente tudo à vista e pagavam os fornecedores a prazo. Mas, com a aceitação do cheque pré-datado, que depois caiu em desuso, e do avanço do cartão de crédito como forma de pagamento, essa vantagem financeira desapareceu para os hipermercados.

Agora, o atacarejo reproduz esse velho modelo usado pelo hipermercado. “Nossa venda praticamente é toda à vista: o prazo médio de recebimento é a metade do prazo médio de pagamento”, diz Roldão.

(Fonte: Folha de São Paulo)

Postagem anterior

Destaques do NRF Big Show 2015: The New Digital Divide

Próxima Postagem

Lojas de conveniência se preparam para a ditadura do saudável

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Próxima Postagem

Lojas de conveniência se preparam para a ditadura do saudável

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.