O Dia do Cliente, comemorado no próximo domingo (15) tem se tornado a cada ano uma oportunidade melhor para as PMEs se comunicarem com os consumidores por meio de canais on-line. Mostra disso é o crescente interesse de buscas pelo assunto no Google. O site de pesquisas registrou o aumento durante os últimos três meses, com auge na última terça-feira (10).
A data foi criada com o objetivo de homenagear o consumidor e, com isso, desenvolver uma relação entre clientes e comerciantes. A partir do ambiente on-line, muitas marcas também tem aproveitado a comemoração para oferecer promoções e até brindes aos seguidores. Outros dados mostram que se comunicar pela internet é essencial para qualquer empresa.
Uma pesquisa do Google com a Provokers aponta que 77% dos consumidores que estão no ambiente on-line valorizam respostas da empresa a perguntas dos usuários e 75% considera importante o envio de descontos, promoções ou novidades. A pesquisa também apurou que 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços oferecidos por pequenas e médias empresas.
Seja para atrair consumidores on-line ou off-line, é importante que as PMEs estejam presentes no meio digital e que ofereçam condições únicas de pagamento e/ou entrega para conquistar novos consumidores, principalmente em datas como o Dia do Cliente. Para atingir esse objetivo, confira algumas recomendações do Google:
- Estar presente na Busca e no Google Maps é essencial e gratuito, a partir de ferramentas como o Google Meu Negócio. Isso é muito importante, já que 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços de PMEs;
- Manter seu painel no Google Meu Negócio sempre atualizado, com os horários especiais para a data ajustados com pelo menos 24 horas de antecedência. Assim, potenciais consumidores podem descobrir sua loja se estiverem nas proximidades;
- Conferir se as fotos da fachada e interior estão atualizadas e responder às perguntas e mensagens enviadas pelos consumidores continuamente;
- Criar anúncios para gerar mais visitas à loja física ou on-line. Para isso, basta usar as Campanhas Inteligentes do Google Ads e selecionar como objetivo levar mais pessoas para a loja ou levar mais pessoas para o site;
- No caso de negócios que apostam em configurar manualmente suas campanhas no Google, apostar em palavras-chave como “Retirada na Loja” ou “Entrega Rápida” podem gerar mais visitas ao negócio.
Além da crescente presença do consumidor no momento de compra, a internet é, cada vez mais, uma importante fonte de informação e de inspiração para o presente ideal. 26% das pessoas declararam recorrer ao Google antes de tomar qualquer decisão e 23% visitam sites de lojas ou de comparação de preços.
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