Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A expansão vertiginosa das hamburguerias. E os brasileiros adoram!

Marcos Hirai de Marcos Hirai
19 de setembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 3 minutos

No momento em que o Burger King anuncia o lançamento do seu primeiro sanduíche com hambúrguer vegetal, formando filas de consumidores ávidos a experimentar a novidade, vemos que nos últimos anos os brasileiros nunca comeram tanto esta iguaria. Segundo um levantamento realizado pela consultoria do Instituto Gastronomia, houve uma alta de inacreditáveis 575% deste nicho alimentício – considerando a última década.

Se acompanharmos o mercado de hamburguerias no Brasil, podemos separá-lo em três grandes fases distintas: a introdução do hambúrguer nos costumes do brasileiro deve-se ao jogador de tênis americano-brasileiro Robert Falkenburg, campeão do torneio de Wimbledon em 1948 e 1949, que abriu, em 1952, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira lanchonete em estilo americano da cidade: o Bob’s. Junto com o hambúrguer, a lanchonete também foi responsável pela introdução na cidade de duas outras típicas iguarias da culinária dos Estados Unidos, o milk shake e o sundae. A partir daí, em todas as grandes cidades brasileiras, proliferam regionalmente as hamburguerias no estilo americano, servindo os x-burguers e x-saladas com fritas e milk shake. Muitas delas ainda sobrevivem e fazem sucesso até hoje.

A partir de 1979, o mercado começa a receber as primeiras marcas estrangeiras. O McDonald´s foi a primeira e podemos dizer que ela modificou profundamente a maneira como se vende o hambúrguer no Brasil. Desde a localização dos pontos comerciais, dos formatos de lojas, das precificações, do atendimento, ao processo de preparo, treinamento e sabores, ele provocou uma verdadeira revolução em terras tupiniquins. O Burger King pisou por aqui apenas em 2004, mas foi apenas em 2012 que começou a crescer para valer por aqui. Hoje, ambas têm somadas 1700 lojas e uma enorme rivalidade que somada ao Bob´s norteia o mercado desde então.

Porém, foram nos últimos cinco anos que as lanchonetes de hambúrgueres passaram pela terceira grande mudança. Foi quando surgiu um quarto player junto com diversas outras redes de hamburguerias artesanais ou gourmets. O quarto player é a rede Madero/Jeronimo.

E a trajetória do Madero é impressionante. Faturaram R$ 812 milhões no ano passado. Crescimento de 56% em relação ao ano anterior (2017), quando o grupo fechou em R$ 520 milhões. A previsão é fechar 2019 com um faturamento de R$ 1,25 bilhão e 200 lojas. O que deverá ser relativamente fácil de atingir, graças ao investimento recente aplicado pelo fundo de private equity Carlyle. Para 2020, o desafio é um pouco maior, pois pretendem lançar seu IPO.

Junior Durski, fundador da rede, sabe que o ritmo de crescimento, considerado de startup, será difícil de manter conforme o grupo cresce e ganha envergadura. Mas quer manter a média de 50% para os próximos dois anos, pelo menos. O Carlyle pagou R$ 700 milhões para adquirir 23,3% do grupo Madero. O negócio avaliou 100% do Madero em R$ 3 bilhões.

Em paralelo, um nicho de hamburguerias ditas artesanais também tem crescido vertiginosamente. O segredo delas é simples: muito bacon, maionese, ovo frito, batatas fritas, e um ou dois hambúrgueres com carnes e ingredientes nobres, com muito milk shake para acompanhar. Esta tem sido a fórmula de algumas redes como a Bullguer, Burger Joint, Cabana, Zacks, Mr. Hoppy, Vinil, Black Beef e diversas outras abertas nas cidades brasileiras. Em comum, todas elas oferecem ambientes mais descolados e com muita personalidade, combinações de sabores diferenciados, que pode ter entre os ingredientes até foie gras, servidos com cervejas artesanais e até vinho. A fórmula deu tão certo que todas elas estão com expectativas de crescimento e abertura de novas lojas para os próximos anos e algumas delas já se associando a grandes fundos de investimentos para apoiarem suas expansões.

Diante de tantas opções, é difícil para os brasileiros não caírem na tentação dos fast foods e dos seus hambúrgueres deliciosos!

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Geração Z gosta de fazer compras em lojas físicas

Próxima Postagem

Fundador da Under Skin pilota a vida para estar à frente do tempo e ultrapassar o mercado

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Fundador da Under Skin pilota a vida para estar à frente do tempo e ultrapassar o mercado

Fundador da Under Skin pilota a vida para estar à frente do tempo e ultrapassar o mercado

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.