O Grupo Carrefour Brasil irá inaugurar um novo centro de distribuição voltado para suas lojas físicas e seu e-commerce. A unidade, localizada em Cajamar (SP), servirá como ponto de operação logística de eletro eletrônicos. A operação tem 64 mil m² e capacidade para armazenar mais de 300 mil itens.
A abertura do novo CD é parte da estratégia da rede de expandir sua atuação no e-commerce, que vem apresentando crescimento, e na integração entre os canais físico e digital, o omnichannel.
De acordo com dados da empresa, no segundo trimestre deste ano, as vendas próprias do e-commerce alimentar e não alimentar do Carrefour cresceram 51% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A nova estrutura irá centralizar toda a operação logística, que antes funcionava em Embu das Artes (SP), e parte no centro de distribuição de Osasco. O local terá três vezes mais capacidade para enviar pedidos de vários segmentos diariamente para todo o país.
“Buscamos nesta nova operação, melhoria do nível de serviço aos nossos clientes, ganhos de produtividade e redução de custos com a consolidação de pedidos feitos pelos canais on e off em uma única plataforma logística” ressaltou Marcelo Lopes, diretor de Supply do Carrefour.
“Diante do exponencial crescimento do e-commerce, precisávamos mudar a estrutura do nosso CD antes da Black Friday. Dessa forma, vamos garantir aos nossos clientes ainda mais agilidade nas entregas para todo o país”, afirmou Luiz Escobar, diretor de E-commerce do Carrefour.
O novo centro de distribuição deseja ampliar a capacidade da empresa em ganhos de processos, volume de compra, estocagem, e, melhorar a experiência de compra dos clientes da rede.
O e-commerce foi o canal de maior crescimento no Carrefour no segundo trimestre de 2019. O número de visitantes, pedidos e o ticket médio aumentou ante o mesmo período do ano anterior.
As vendas no marketplace cresceram 102% no mesmo período e já somam 17% das vendas brutas totais em comparação com o segundo trimestre de 2018.
Já a operação de e-commerce alimentar registrou aumento de cinco vezes nas vendas no segundo trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela melhora nos serviços de entrega, com 17 pontos de Retire de Carro e entrega expressa, em parceria com o Rappi.
* Imagem reprodução