Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que está em jogo no varejo brasileiro

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
11 de novembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

As várias palestras, encontros e apresentações durante as visitas que fizemos à China, a quarta nos últimos doze meses e nossa participação no Chinashop, o maior evento de varejo da Ásia, com 65 mil participantes e uma feira com 130 mil m2, nos deram a certeza que o varejo do Brasil tem um momento único à frente envolvendo sua transformação estrutural.

As visitas à China, onde o Novo Varejo foi criado, e mais aquelas que envolvem todos os eventos nacionais e internacionais que temos tido oportunidade de participar sobre o varejo, sempre acompanhado de empresários, dirigentes e executivos das mais importantes empresas do segmento no Brasil, visitando, reunindo, discutindo, aprendendo e debatendo as inovações do setor no mundo, reforçam a ideia de que temos o privilégio de viver o momento da verdade futura no varejo brasileiro.

Aquele momento que se redefine lideranças e protagonismo de longo prazo.

Em todo esse conjunto de aprendizados o elemento que mais tem sido, com razão, enfatizado, é a transformação estrutural do varejo pelo binômio tecnologia-digital, em especial na China.

Nesse país, os Ecossistemas de Negócios, Alibaba, JD, Didi, Tencent e muitos grupos mais, geraram uma nova realidade colocando de fato o omniconsumidor no epicentro de tudo pelo uso dos mais diversos instrumentos em tecnologia como reconhecimento facial, realidade virtual, inteligência artificial e muitos mais, para conhecer, monitorar, antecipar e ativar comportamentos.

Isso permitiu criar uma vantagem competitiva única, alternando toda a estrutura de negócios e colocando esses grupos na liderança da transformação do mercado.

Mas nos Estados Unidos e em boa parte do mundo ocidental, são as Plataformas Exponenciais, como Amazon, Facebook, Google e outras mais que subverteram a lógica tradicional dos negócios no setor, criando novas lideranças e desconstruindo a realidade anterior.

Na Coreia, de forma diversa, são alguns poucos varejistas tradicionais, como Shinsegae, Lotte e outros mais que se posicionaram para transformar e liderar a mudança, antes que fossem atropelados pela nova realidade precipitada pelo binômio tecnologia e digital.

No Brasil esse processo está ainda em absoluta ebulição.

Os varejistas locais e globais operando no Brasil, os representantes das plataformas exponenciais e ecossistemas de negócios, o sistema financeiro local, as fintechs, os diversos sistemas de pagamentos e relacionamento e mais os novos entrantes, como as empresas de delivery, só para falar de alguns, disputam o protagonismo inerente ao domínio da informação e capacidade de monitorar, antecipar e ativar relacionamentos para liderar a inevitável e irreversível transformação estrutural do mercado brasileiro.

É o acesso e uso estruturado dos dados que definirão o protagonismo futuro e quem vai ser líder e quem vai ser seguidor. Com os ônus e bônus dessa realidade.

Esse é o jogo que está sendo jogado e que vai mudar o mercado para sempre.

Em diferentes níveis, condições, estruturas, recursos e estratégias, está estão sendo definida, neste momento, a realidade futura do mercado brasileiro.

A liderança será de alguns poucos varejistas, Magalu, B2W, Carrefour, Pão de Açúcar ou outros que darão um salto e se transformarão também em plataformas de negócios para muitos mais, como na Coreia?

Ou serão as plataformas exponenciais, como Amazon, Google ou Facebook, que irão criar essa realidade.

Mas pode ser também o sistema financeiro tradicional ou as fintechs que, combinados ou isoladamente, podem liderar essa nova realidade?

Ou talvez as empresas de delivery, como Rappi, ou as de transporte compartilhado, como Uber ou 99-Didi,  tornando-se também plataformas de pagamentos que ampliarão sua atuação e avançarão para outras frentes?

Mas podem ser também os meios de pagamentos e relacionamento, como Mercado Livre e muitos mais que vão avançar e ocupar novos espaços.

Tudo isso sem falar nos que podem ainda tentar entrar nesse jogo, decisivo, integrando e agindo em coalizão, especialmente nos setores de alimentação e transporte, de receitas e relacionamento recorrentes e constante, e que consigam captar recursos e colocar de pé um projeto alternativo blockbuster.

É tudo isso que está em ebulição neste momento e talvez a melhor e mais cautelosa visão seja considerar que, como quase tudo que acontece no Brasil, teremos uma combinação de elementos e alternativas, talvez inusitada globalmente, para assumir esse protagonismo futuro. Mais uma jabuticaba.

O jogo está sendo jogado.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Ricardo Eletro cria programa digital de incentivos para colaboradores

Próxima Postagem

Caminhos para crescer num mundo tão disruptivo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Caminhos para crescer num mundo tão disruptivo

Caminhos para crescer num mundo tão disruptivo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.