Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O maior varejo do mundo na segunda maior economia

Redação de Redação
12 de janeiro de 2015
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

O varejo norte-americano continua a ser o maior, o mais moderno e o mais competitivo do mundo, porém a economia norte-americana deixou de ser a primeira do mundo, sendo superada pela China, segundo dados do FMI recém-divulgados. Quando a análise, ela é feita em termos reais, ou seja, baseada na paridade do poder de compra (PPP).

Nesse critério o tamanho da economia dos EUA seria de US$ 17,4 trilhões e a da China US$ 17,6 tri. Para efeito de comparação, no mesmo critério, a economia brasileira projetada para 2014 será US$ 3,1 trilhões, ou seja, 17,8% da economia norte-americana.

Como registro vale lembrar que, nos mesmos critérios, em 2000 a economia norte-americana representava, aproximadamente, três vezes o tamanho da economia chinesa e, atualmente, a China representa 16,5% da economia global, os EUA 16,3% e o Brasil 2,91%.

Mas o varejo norte-americano ainda é o maior do mundo e os dados recentes de crescimento mostram um vigor surpreendente, tendo alcançado em Novembro o crescimento de 5,1% nas vendas sobre o mesmo mês no ano passado. As previsões de fechamento de Dezembro indicam que deverá chegar a 4,1% o crescimento em 2014, depois dos 3,1% em 2013 e 2,9% em 2012. Vale lembrar que na história recente do desempenho do setor nos EUA o pior desempenho foi no auge da crise de 2008, quando foi negativo em 4,4% e no ano seguinte, 2009, também negativo em 0,5%.

Para o efeito comparativo a revista The Economist, estima que o crescimento do varejo global em 2014 será de 4,1% e já prevê que deverá crescer os mesmos 4,1% em 2015 e 4,2% em 2016. O varejo no Brasil, em termos reais em 2014 deverá crescer perto de 4,0% fortemente influenciado pela abertura de novas lojas e expansão do comércio eletrônico.

A economia norte-americana tem apresentado expressiva recuperação e recentemente foi revisto o crescimento anualizado para 5,0% no 3o trimestre, o maior crescimento dos últimos oito anos. A partir dos dados do Bureau of Economic Analysis, que contribui para a expansão do varejo nos EUA em 2014 fortemente concentrada no crescimento do consumo por conta da melhoria do emprego, que reduziu o desemprego para apenas 5,8% e, principalmente, da Confiança do Consumidor, que atingiu índice 93,6 em Dezembro, também o maior nos últimos 8 anos.

Para efeito de comparação a média desse índice foi 85,06 de 1952 a 2014, tendo sido o maior pico em Jan 2000 com 111,40, pouco antes do estouro da bolha da internet, segundo os dados divulgados pela Thomson Reuters, com base nos estudos da Michigan University.

Elemento fundamental no momento econômico dos Estados Unidos foi a redução do preço do petróleo que em Junho de 2014 estava em US$ 110 e neste final de ano ficou abaixo de US$ 60, com impacto na inflação, na redução de despesas com combustíveis, especialmente importante neste período de inverno, na geração de uma folga nos orçamentos pessoais que são direcionados para consumo e, como consequência de todo esse quadro, reforçando a confiança dos consumidores.

No comportamento setorial de vendas no varejo, o E-Commerce mostra maior vigor com um faturamento que, em 2014, deverá chegar US$ 442 bilhões, um crescimento de 11,8% sobre os US$ 395,3 bilhões alcançados em 2013.

Para 2015, estima-se o crescimento deverá ser de 11,3%. Especificamente para o período de Natal o crescimento do comércio eletrônico pode ter alcançado 16%, superior à média do ano, apesar de que as vendas do Black Friday cresceram apenas 11% aquém das expectativas que haviam sido feitas.

Outra constatação mais específica das vendas no varejo no período de Natal mostra que as grandes lojas teriam tido melhor desempenho do que as redes especializadas por conta de uma maior agressividade promocional, especialmente, após certa frustração com o comportamento do Black Friday, o que deverá significar redução da rentabilidade do varejo no período, apesar do expressivo crescimento das vendas.

A continuidade do crescimento do consumo e das vendas do varejo norte-americano é um aspecto positivo para toda a economia global, pois sinaliza que a segunda economia do mundo continuará fazendo a sua parte e contribuindo para a retomada de negócios ao lado da economia chinesa e compensando em parte o desempenho mais fraco das economias europeias e a japonesa.

Se de um lado o crescimento norte americano é positivo por estimular exportações brasileiras, de outro, mais realista, afasta investimentos no Brasil pela expectativa de baixa expansão de nossa própria economia.

A mensagem é clara: temos nós mesmos que fazer a nossa parte.

Marcos Gouvêa de Souza ([email protected]) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

NRF Big Show 2015: Por um varejo mais inteligente e conectado

Próxima Postagem

Professor da USP e especialista em varejo dá dicas de como aproveitar o NRF Retail´s Big Show 2015

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo
Artigos

Gripe aviária: um alerta real para a inteligência do varejo

29 de maio de 2025
Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro
Artigos

Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

28 de maio de 2025
Próxima Postagem

Professor da USP e especialista em varejo dá dicas de como aproveitar o NRF Retail´s Big Show 2015

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.