A Macy’s divulgou seu balanço nesta semana, demonstrando queda nas vendas na categoria mesmas lojas pela primeira vez dois anos. De acordo com a empresa, o mal resultado foi causado pelo clima mais quente e pelo tráfego fraco em alguns shoppings.
Por causa dos fracos resultados, a rede de lojas de departamento também reduziu suas previsões para o ano inteiro.
De acordo com o relatório da companhia, o lucro por ação foi de 7 centavos e a receita ficou em US$ 5,17 bilhões, abaixo dos US$ 5,32 bilhões esperados.
As vendas mesmas lojas apresentaram queda de 3,5%, em uma base própria e licenciada, contra uma queda esperada de 1%.
O CEO Jeff Gennette disse que a desaceleração das vendas durante o trimestre foi “mais acentuada” do que a empresa havia previsto, em parte devido a uma temperatura mais quente, aos gastos de turistas internacionais mais fracos e um “desempenho mais fraco do que o esperado em shoppings de nível inferior”.
Ele disse que a empresa também teve problemas, ainda que brevemente, em seu site de compras durante o período de “preparação para o quarto trimestre”.
A Macy’s disse que o crescimento das vendas online desacelerou, pois os rivais eram mais competitivos em preços e roubaram parte da participação.
Olhando para o ano inteiro, a Macy’s agora prevê que as vendas mesmas lojas, sejam próprias ou licenciadas, caiam de 1% a 1,5%. Anteriormente, esperava-se um ganho de 1%.
Ela informou que espera que as vendas líquidas caiam entre 2% e 2,5%. Uma perspectiva anterior previa que as vendas líquidas iam ficar praticamente inalteradas. Prevê-se que os ganhos anuais ajustados por ação caiam de US$ 2,57 a US$ 2,77, abaixo dos US$ 2,85 a US$ 3,05. Os analistas estavam prevendo US$ 2,80.
O lucro líquido do trimestre encerrado em 2 de novembro caiu para US$ 2 milhões, ou um centavo por ação, de US$ 62 milhões, ou 20 centavos, um ano antes. Excluindo itens únicos, a Macy’s ganhou 7 centavos por ação.
As vendas líquidas caíram de US$ 5,40 bilhões para US$ 5,17 bilhões no ano anterior, acabando as expectativas de US$ 5,32 bilhões.
As vendas online e nas lojas próprias e licenciadas da Macy’s abertas por pelo menos 12 meses caíram 3,5%, resultado pior do que a redução de 1% esperada pelos analistas. Isso também segue sete trimestres consecutivos de ganhos de vendas nas mesmas lojas.
No início da semana, a Kohl’s entregou resultados sombrios que levaram a uma onda negativa entre os varejistas de lojas de departamento, incluindo Macy’s e Nordstrom. Os resultados dos grandes varejistas Target e Walmart foram muito melhores.
O grupo enfrenta uma pressão crescente, à medida que mais marcas estão se afastando dos canais atacadistas e shopping centers, tentando vender suas mercadorias diretamente aos clientes.
A Macy’s disse que seu declínio nas vendas pode ser parcialmente atribuído ao fato de suas lojas em shopping centers mais fracos terem sofrido.
Algumas das iniciativas da Macy’s para manter seus negócios atualizados incluem a atualização de seu aplicativo móvel e programas de fidelidade em camadas, a adição de shop-in-shop de marcas populares nas suas lojas e a entrada nos negócios de aluguel e revenda de roupas, já que os compradores mais jovens estão favorecendo marcas como ThredUp, Rent the Runway e Stitch Fix.
No último trimestre, no entanto, as fortes promoções usadas pela Macy’s durante a primavera para liberar mercadorias não vendidas pesaram muito sobre os lucros. Além dos estoques acumulados, que Gennette citou como um “desafio” principal.
Durante o terceiro trimestre, Gennette disse que a Macy’s conseguiu limpar parte desse excesso de estoque, “resultando em uma compressão de margem significativamente melhorada em relação à primeira metade do ano”.
Ele acrescentou que a empresa tem “confiança” em seus planos para as festas de fim de ano.
Com informações do site CNBC
*Imagem reprodução