Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Malls

Cresce quantidade de shoppings que não realizam promoções de Natal

Redação de Redação
18 de dezembro de 2019
no Malls, Notícias, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

A visão de que o Natal é a época para fazer sorteios em shoppings está mudando. De acordo com pesquisa do IBOPE Inteligência, a quantidade de shoppings brasileiros que não estão realizando nenhuma promoção para a data passou de 10% em 2013 para 25% em 2019.

Entre os empreendimentos que estão investindo em ações promocionais, 42% optaram por sorteios, o que representa uma queda de 20 pontos percentuais em seis anos. Nos shoppings de médio porte, esse percentual é de 51%.

Um tipo de promoção que continua aparecendo com força é a modalidade mista, onde o cliente leva um brinde para a casa e também concorre a prêmios maiores em um sorteio. Quem mais tem investido neste modelo são os shoppings de grande porte e os localizados nas regiões Sul e Sudeste.

Ao considerar as principais modalidades de promoção, o consumidor tem clara preferência pelo comprou-ganhou, que fica com 63% da preferência, enquanto que participar de um sorteio concorrendo com milhares de outros consumidores não tem tanta aceitação, já que apenas 21% dos consumidores preferem essa modalidade de promoção.

Segundo o estudo do IBOPE Inteligência, as promoções do tipo “comprou-ganhou” duram em média 30 dias e, para participar delas, os clientes devem gastar, em média, R$ 380, valor que é 30% maior do que o valor médio para participar dos sorteios (R$ 290) e que duram, em geral, 53 dias.

Atualmente, 22% dos shoppings oferecem como alternativa para participar dos sorteios a troca de cupom de forma virtual, evitando ou reduzindo filas nos balcões de troca, um salto expressivo em relação aos 0,5% de 2013.

Outra ação para reduzir filas e incentivar o aumento no consumo é a troca de cupons dobrados em dias de menor fluxo. 55% das promoções do tipo sorteio possui algum incentivo para dobrar o número de cupons. A recorrência desse tipo de incentivo é maior nos shoppings de pequeno e médio porte.

O brinde mais comum nas promoções “comprou-ganhou” continua sendo o panetone, seja em latas decoradas ou de marcas conhecidas. Dos shoppings que estão dando brindes em 2019, 54% escolheram esse produto como prêmio. Outras premiações são kits de beleza, pelúcias, pão de mel, bijuterias, ingressos para eventos, entre outros.

Dentre os shoppings que adotam os sorteios, 64% terão um carro como prêmio, sendo o mais distribuído nos sorteios de Natal, mas que apresenta redução em relação à pesquisa de 2013, quando representava 79% dos sorteios. Em segundo lugar estão os vale-compras, adotados por 19% dos shoppings.

“Seja para prêmios ou brindes, nota-se a pouca inovação no tema. A fórmula ‘panetone-carro’ vem dando certo, porém fica a dúvida: até quando o cliente aceitará a falta de novidade?”, disse Juliana Piai, gerente de atendimento e planejamento da unidade de shopping, varejo e imobiliário do IBOPE Inteligência.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

O que podemos esperar da tecnologia em 2020 para o varejo?

Próxima Postagem

Nestlé lança ferramenta de comparação nutricional para consumidores

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV
Economia

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nestlé lança ferramenta de comparação nutricional para consumidores

Nestlé lança ferramenta de comparação nutricional para consumidores

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.