Em dezembro de 2019, o movimento de consumidores no varejo físico brasileiro caiu 2,1% em relação ao mesmo mês de 2018. Os shopping centers tiveram resultado melhor que as loja de rua. Os dados são da empresa de coleta e análise de dados do varejo Seed Digital.
“Diferentemente do período do Natal (17/12 a 24/12), o mercado varejista em dezembro acompanhou o comportamento de todos os meses de 2019, ou seja, de queda no fluxo de pessoas, que estão se deslocando menos até os estabelecimentos e usando cada vez mais o online”, disse Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital.
As lojas de shopping tiveram saldo levemente positivo, com crescimento de 0,36%, enquanto as lojas de rua registraram queda de 4,4% no movimento. “O desempenho das lojas de shopping está alinhado com a expectativa do setor como um todo em 2020, de ficar no campo positivo”, afirmou Raulino.
Devido à sazonalidade da época de Natal, na comparação com novembro, o fluxo de consumidores no varejo físico nacional saltou 16,6% em dezembro. Os crescimentos nas lojas de shopping e de rua foram de 27,4% e de 8,1%, respectivamente.
* Imagem reprodução